Um dos autores é Felipe Kuhn Braun, graduado em Jornalismo pela Feevale
Crédito: Editora Oikos
Os escritores e historiadores Felipe Kuhn Braun, graduado em Jornalismo pela Universidade Feevale, e Sandro Blume, lançarão nesta sexta-feira, 29, no Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre (Rua Germano Petersen Júnior, 250), o livro Alemães em Porto Alegre, publicado pela Editora Oikos, de São Leopoldo. O evento, que terá início às 19h30min, contará com uma palestra, ministrada por ambos os autores, introduzindo os temas da obra, que aborda o estabelecimento dos primeiros germânicos na capital gaúcha, assim como as casas, as empresas e as fábricas pioneiras. O ingresso para o bate-papo é a doação de 1kg de alimento não perecível.
Com 257 páginas, a publicação mostra que foi a partir da segunda metade do século 19 que a presença de alemães e descendentes se consolidou no espaço urbano de Porto Alegre. Oriundos da Europa ou procedentes das colônias já existentes, deixaram importante contribuição para o desenvolvimento socioeconômico da cidade. Por meio de sua vocação de artesãos e dotados de espírito empreendedor, passaram a atuar e a inaugurar setores importantes como a metalurgia, a tecelagem, a ourivesaria, a tipografia e a marmoraria, entre outros.
Braun e Blume escrevem, ainda, sobre os primeiros arquitetos alemães que se estabeleceram na capital, trazem o histórico de pintores e destacam personalidades, como o ecologista José Lutzenberger e Eva Sopher, expoente da vida cultural da capital.