Estudantes de Arquitetura e Urbanismo desenvolvem projetos de revitalização de patrimônio histórico e cultural | Universidade Feevale

Estudantes de Arquitetura e Urbanismo desenvolvem projetos de revitalização de patrimônio histórico e cultural

05/07/2022 - Atualizado 17h02min

Demanda foi proposta pela Secretaria de Educação e Cultura de Campo Bom

Prédio Campo Bom

A fim de desenvolver projetos evidenciando o patrimônio arquitetônico, histórico e cultural, estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Feevale produziram trabalhos para a requalificação de um espaço localizado em Campo Bom. O local escolhido para a realização do exercício prático foi o prédio que abrigou o Grupo Escolar Theodomiro Porto da Fonseca e que será restaurado pela Prefeitura, em parceria com a Feevale, para receber um centro tecnológico educacional.

Por meio de uma atividade acadêmica, os estudantes desenvolveram maquetes, entre outras representações gráficas, na disciplina de Projeto IV – Patrimônio e Reciclagem de Edifícios. Os projetos foram estruturados a partir das necessidades e considerações apresentadas pela Secretaria de Educação e Cultura de Campo Bom.

De acordo com a professora da Universidade Feevale, Nilza Colombo, alguns grupos trabalharam com a estrutura completa e outros com a parte específica do prédio de preservação exigida. O trabalho foi realizado em três etapas: levantamento de dados, coletados a partir de plantas, visitas ao local e fotografias feitas de cada espaço; projeto, produzido por meio das análises feitas na etapa anterior; e detalhamento, onde os alunos elegeram partes particulares para o desenvolvimento do projeto em nível executivo.

A ideia da disciplina é que tenhamos um caso real para realizar esses projetos e que ele possa ser visto como uma prática do curso de Arquitetura e Urbanismo”, explica Nilza.

Nesta quarta-feira, 6, a partir das 20h, representantes da equipe da Secretaria de Educação e Cultura de Campo Bom estarão na Universidade para assistir à apresentação e debater sobre as ideias de requalificação feitas pelos estudantes. Após o momento de aula, os trabalhos estarão disponíveis para visitação do público na sala 101 do prédio Arenito, localizado no Câmpus II da Instituição.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.