Material foi desenvolvido por Cassiara Maísa Pech, egressa do curso de Ciências Biológicas da Universidade
Com o objetivo de auxiliar educadores a desenvolver projetos educacionais ambientais e sustentáveis, a egressa do curso de Ciências Biológicas da Universidade Feevale, Cassiara Maísa Pech, criou um conjunto de estratégias pedagógicas para facilitar a aplicação e o desenvolvimento de Projetos de Gestão Ambiental Escolar (PGAEs). O material de 10 páginas, dividido nas linhas temáticas Água, Solos, Biodiversidade e Resíduos Sólidos, pode ser acessado gratuitamente em bit.ly/2GhSrDH. O trabalho vai ao encontro das políticas de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, uma agenda mundial que visa melhorar a vida no planeta até 2030.
Orientado pela professora Suelen Bomfim Nobre, o estudo da egressa resultou no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Programas de Gestão Ambiental Escolar (PGAE) como instrumento para a promoção da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). Após coletar dados com alunos dos cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas da Universidade sobre educação ambiental, desenvolvimento sustentável e PGAEs, ela se aprofundou em ideias já trabalhadas por profissionais nessa área e montou um portfólio explicando como utilizá-las para elaborar esse tipo de projeto.
Cassiara pontua que educar para a sustentabilidade não deve estar somente relacionado aos professores de Ciências e Biologia mas sim, de todos que compõem a comunidade escolar. “Esses projetos são fortes aliados na formação, individual e coletiva, do cidadão e na conscientização de todos, pois é a partir dela que vamos conseguir identificar, prevenir e solucionar problemas ambientais”, afirma.
É o ensino que realmente transforma o mundo, sendo na escola onde tudo começa. Sem a educação sustentável, a vida que ainda existente no planeta irá acabar de vez”, complementa a egressa, destacando que, apesar de serem voltadas à educação, as soluções apresentadas podem ser utilizadas em residências, comércios e indústrias.