Professor e acadêmico da instituição italiana estarão em Novo Hamburgo nesta semana
A Universidade Feevale e a Università di Bologna, a mais antiga instituição de ensino superior do Ocidente, localizada na Itália, reforçam sua parceria na área de Jogos Digitais. Nesta terça-feira, 15, foram recebidos no Câmpus II, em Novo Hamburgo, o professor Alberto Caleo e o acadêmico Franck Gerson Nguetsop Tousse, ambos da instituição italiana.
A recepção contou com a presença do reitor José Paulo da Rosa, da diretora de Relações Internacionais e Institucionais Paula Casari Cundari, do diretor do Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas Edvar Araújo, do coordenador do curso de Jogos Digitais Eduardo Müller e do coordenador do Centro de Design Juan Almada. Durante esta semana, Caleo e Tousse participarão de atividades e aulas do curso de Jogos Digitais da Feevale, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre as duas instituições. Além disso, o professor Caleo contribuirá para a seleção dos alunos da Feevale que participarão do intercâmbio na Università di Bologna, previsto para junho deste ano.
No mês passado, a Feevale recebeu uma comitiva da Università di Bologna. Os acadêmicos Aurora Lenzi, Mugurel Gabriel Imbrea e Leonardo Torriglia, que estavam acompanhados dos professores de Bologna, Michele Zannoni e André Conti, participaram de uma gamejam, atividade que prevê a criação de um game completo.
Saiba mais
A Universidade Feevale firmou, em 2024, convênio de cooperação com a Università di Bologna, o qual prevê ações conjuntas no ensino, na pesquisa, na extensão e na inovação. A partir da parceria, a Feevale foi contemplada no edital Bando Strutture, financiado pela instituição italiana. O projeto da Feevale, intitulado Feevale e Bologna: a digitalização do patrimônio histórico no contexto da Indústria Criativa, foi agraciado e busca estabelecer o intercâmbio de tecnologias voltadas ao desenvolvimento das indústrias criativas.
A cooperação entre as universidades destaca-se pelo compartilhamento de recentes desenvolvimentos na digitalização do patrimônio histórico e cultural, proporcionadas pela Universidade de Bologna e com a expertise da Feevale na formação em tecnologia de jogos digitais. Na Feevale, o projeto tem apoio da graduação em Jogos Digitais, através do coordenador do curso Eduardo Müller, do Programa de Pós-Graduação em Indústria Criativa, e de André Conti, que é pesquisador na universidade italiana.