Cerimônia reconheceu as vivências acadêmicas realizadas no Chile e nos Estados Unidos, em parceria com instituições de ensino e saúde internacionais

A Universidade Feevale realizou, nesta terça-feira, 3, a entrega de certificados internacionais a quatro acadêmicas que participaram de experiências de intercâmbio nas áreas de Odontologia e Medicina Veterinária. A cerimônia contou com a presença do reitor da Instituição, José Paulo da Rosa, que entregou às estudantes os certificados emitidos pelas instituições que as receberam no exterior.
Participaram do momento, também, a diretora do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Caren Mello Guimarães; a diretora de Relações Internacionais e Institucionais, Paula Casari Cundari; a coordenadora do curso de Odontologia, Renata Licks; e o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Gabriel Ribas Pereira.
Na área de Odontologia, receberam os certificados Daniela Yasmin Oppermann, Emilly Krützmann Ferreira e Pâmela da Cunha Borges, que participaram do programa de Observership na Universidad Mayor (UMayor), do Chile. Estabelecida em 2023, a iniciativa promove o intercâmbio recíproco de estudantes entre as duas instituições, proporcionando vivências acadêmicas que envolvem participação em aulas, acompanhamento de atendimentos e atividades práticas relacionadas à área de formação. Nesta edição, as acadêmicas estiveram na universidade chilena entre os dias 5 e 16 de outubro.
Já na Medicina Veterinária, a certificação foi entregue a Larissa Fauth Emanuelli, que realizou um Externship no Alamo Feline Health Center, nos Estados Unidos. A oportunidade surgiu a partir do interesse da própria acadêmica em cumprir parte do Estágio Curricular Obrigatório no exterior. Para viabilizar a experiência, Larissa procurou a Diretoria de Relações Internacionais e Institucionais (DRII), que intermediou o contato com a instituição norte-americana. O intercâmbio ocorreu de 27 de julho a 14 de outubro de 2026.
Segundo o reitor José Paulo, a graduação é o momento ideal para aproveitar novas oportunidades. “Espero que vocês se tornem uma referência e um incentivo para que outros estudantes também busquem essa experiência. É importante que a trajetória de vocês inspire outros colegas a compreenderem o quanto vale a pena sair da zona de conforto e aproveitar as oportunidades que a Universidade oferece”, destacou.