Universidade foi contemplada em dois editais da Fapergs
A Universidade Feevale foi contemplada em dois editais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). Um dos editais contempla o fomento, em torno de R$ 3 milhões, para apoiar a formação do Cluster Gamers: Cluster de Jogos Digitais no Rio Grande do Sul; o outro, a concessão de Bolsas e Gestão da Inovação e Tecnologia (GIT) para o Inova RS – Região Metropolitana e Litoral Norte (RMLN), no valor de R$ 330 mil.
Para a diretora de Inovação da Universidade Feevale, Daiana de Leonço Monzon, que é, também, coordenadora dos comitês Estratégico e Técnico do Inova RS – RMLN, é de extrema relevância o movimento da Fapergs e sua chancela para o desenvolvimento de projetos em quádrupla hélice - formada pelas conexões da universidade-empresa-governo-sociedade. “Participar de projetos com a consistência de um cluster de games, que conta com mais de 30 instituições em uma mobilização para o mercado de jogos digitais, bem como a disponibilização de bolsas de gestão de inovação para o Inova RS – RMLN, que é um projeto que faz toda a diferença no Litoral Norte e na Região Metropolitana, por exemplo, é um marco muito importante”, afirma, lembrando que o edital para as bolsas GIT já está aberto.
Conheça cada um dos projetos:
Programa Inova Clusters Tecnológicos - Cluster Gamers: Cluster de Jogos Digitais do Estado do Rio Grande do Sul
Tem como objetivo consolidar e expandir o setor de games no RS, visando ao fortalecimento econômico e social, por meio de ações que estimulem a geração de capital intelectual no setor, a cadeia de valor, a capacidade competitiva e a inovação das empresas e atores envolvidos no ecossistema. O projeto contempla, por exemplo, a consolidação de materiais de formação especializada, o intercâmbio internacional de conhecimento de gestão e negócios e a ampliação a potência da cadeia produtiva de jogos gaúcha.
O Cluster Games tem a coordenação do professor Cristiano Max Pinheiro, da Universidade Feevale, participação da Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul (ADJogos), prefeituras, instituições de ensino superior e mais de 30 desenvolvedoras. Contará, ainda, com um Arranjo Colaborativo Presencial no Instituto Caldeira, em Porto Alegre.
Programa Institucional de Bolsas e Gestão da Inovação e Tecnologia (GIT) – Inova RS
O Inova RS – Região Metropolitana e Litoral Norte (RMLN) foi selecionado e oferecerá Bolsas de Gestão da Inovação e Tecnologia (GIT). Os incentivos serão concedidos a profissionais com experiência em gestão de projetos de inovação, ciência e tecnologia, que atuarão nas atividades de suporte aos comitês locais e de gerenciamento de projetos estratégicos do ecossistema. O objetivo é fomentar a inovação tecnológica, potencializar o crescimento do Estado e torná-lo um lugar capaz de gerar, reter e atrair investimentos.
O Inova RS é um programa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia que tem como propósito tornar o Rio Grande do Sul uma potência na área de inovação até o ano de 2030 e, com base nas potencialidades de cada região, busca desenvolver projetos prioritários voltados ao desenvolvimento socioeconômico. A diretora de Inovação da Universidade Feevale, Daiana de Leonço Monzon coordena os comitês Estratégico e Técnico da Região Metropolitana e Litoral Norte.
Saiba como se inscrever para as bolsas no link: https://feev.as/afe8a2e.