Formação quer desfazer estigmas referentes às pessoas em situação de rua | Universidade Feevale

Formação quer desfazer estigmas referentes às pessoas em situação de rua

24/06/2021 - Atualizado 28/06/2021 15h04min

foto

Curso da Universidade Feevale está capacitando 30 agentes de saúde de três cidades da região

Trinta agentes comunitários de saúde das cidades de Sapiranga, Campo Bom e Estância Velha estão participando da formação De Olho na Rua: desfazendo estigmas sobre a população em situação de rua. O curso, que teve inicio no dia 18 deste mês e seguirá até o dia 9 de julho, é realizado pelo projeto social Da Rua Para Noia, da Universidade Feevale, de forma on-line.

A formação já abordou a temática “conhecer para entender e acolher”, que contou com a participação do assistente social Maike Luiz de Mello, coordenador do Centro Pop de Novo Hamburgo, que falou sobre o trabalho desenvolvido no local e sobre o Sistema Único de Assistência Social. Na sequência, as professoras Janifer Prestes e Lovani Volmer, líder do projeto Da Rua Para Noia, apresentaram o projeto e propuseram aos agentes o mapeamento de território, para que cada um conheça a realidade e consiga identificar casos de pessoas em situação de rua.

A tarde foi de muitas trocas, onde pudemos apresentar o nosso projeto e nosso fazer, assim como desconstruir estigmas referentes às pessoas em situação de rua”, pontua Lovani.

Ao todo, a formação conta com quatro encontros. No próximo, que acontecerá nesta sexta-feira, 25, será exibido o filme Os Invisíveis, produzido por estudantes da Feevale. Após a atividade, serão apresentados o jornal Vozes da Rua, produzido por pessoas em situação de rua de Novo Hamburgo, e a cartilha População Adulta em Situação de Rua de Novo Hamburgo, desenvolvida pelo projeto de pesquisa População adulta em situação de rua de Novo Hamburgo/RS: vivências, demandas e possibilidades de intervenção, em parceira com o projeto social da Feevale e com o Centro POP. A equipe do projeto social Da Rua Para Noia já está organizando a próxima edição da formação, que acontecerá no semestre que vem.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.