Pesquisa foi realizada pelo Núcleo de Serviços Especializados da Universidade Feevale
Débora Engeroff (à esquerda) representou a Feevale na cerimônia. Ao lado, as colegas Maitê da Rosa e Nathali Barbosa.
Em cerimônia realizada na noite desta terça-feira, 6, na Sociedade Ginástica Novo Hamburgo, foram conhecidas as marcas mais lembradas pelos hamburguenses. Esse foi o 4º Prêmio Marcas & Valores Novo Hamburgo, promovido pelo Jornal NH, que entregou troféus às empresas vencedoras e certificados de reconhecimento às organizações que ficaram em segundo e terceiro lugar em cada categoria.
A pesquisa foi realizada pela Universidade Feevale, por meio da Diretoria de Inovação. Para identificar as marcas mais lembradas pelos hamburguenses, o Núcleo de Serviços Especializados da Instituição entrevistou o público no período de 3 a 19 de outubro. A partir da pesquisa, que foi descritiva, com enfoque quantitativo, foram identificadas as três marcas mais lembradas pela população em 32 segmentos.
Débora Engeroff, que representou a Universidade Feevale na cerimônia, disse que a Instituição se sente orgulhosa em fazer parte dessa premiação, pelo quarto ano consecutivo. “Estar entre as três marcas mais lembradas é motivo de alegria, todas as empresas devem ser sentir vencedoras”, afirmou. Segundo ela, a pesquisa utilizou a técnica top of mind e entrevistou 387 pessoas, que foram abordadas de forma aleatória nos principais pontos de fluxo da cidade. “Visamos assegurar a veracidade, neutralidade e idoneidade do processo de coleta das informações, sempre respeitando o plano metodológico estipulado”, concluiu.
Marcas mais lembradas
- Academia: Arena
- Administradora de condomínios: Auxiliadora Predial
- Barbearia: Kucão e La Máfia
- Churrascaria: Primavera
- Cervejaria: Fat Bull
- Clínica estética: Magrass
- Colégio particular: Marista Pio XII
- Concessionária: Sinoscar
- Consórcio: HS
- Construtora: MRV
- Empresa de segurança: STV
- Escola de idiomas: Wizard
- Escritório de advocacia: Maria Silésia
- Funerária: Krause
- Floricultura/paisagismo: Ideal
- Hotel: Swan Tower
- Hospital: Hospital Regina
- Imobiliária: Tempo Imóveis
- Instituição financeira: Sicredi
- Laboratório: Exame
- Loja de acessórios: F4
- Livraria e papelaria: Flama
- Loja de calçados: Terê Calçados
- Ótica/relojoaria: Óticas Carol
- Padaria/confeitaria: Brasil
- Pet shop: Petz
- Plano de saúde: Unimed
- Restaurante: Primavera
- Provedor de internet: Vivo
- Salão de beleza: Juliano Studio Hair
- Serviços odontológicos: Sorrifácil
- Supermercado: Bourbon
Pesquisa
A pesquisa de mercado é uma das ferramentas mais eficazes na busca de informações, no que tange os mais variados aspectos internos e externos que impactam uma organização. O objetivo é levantar informações sobre os hábitos de consumo potencial, o perfil do consumidor e a opinião do público em relação a determinados assuntos. Por meio da pesquisa, é possível obter dados norteadores no processo de tomada de decisão, aumentando a probabilidade de sucesso da empresa.
A Diretoria de Inovação da Universidade Feevale, por meio do Núcleo de Serviços Especializados, é responsável pela elaboração de estudos mercadológicos, visando atender às demandas de empresas públicas ou privadas. Para buscar informações qualificadas e estratégicas, são utilizadas ferramentas tecnológicas e metodologias atualizadas. Entre as pesquisas realizadas estão:
Pesquisa de mercado: hábitos de consumo, potencial de mercado, perfil do consumidor e opinião.
Pesquisa de produto: aceitação de produto e serviço, posicionamentos e viabilidade.
Pesquisa de cliente: satisfação dos clientes, satisfação quanto a eventos e observação (cliente oculto).
Pesquisa institucional: clima organizacional, imagem e top of mind.