Testes para condutores das categorias C, D e E podem ser realizados na Universidade Feevale
Condutores de caminhões, ônibus e vans que ainda não realizaram exame toxicológico, que identifica o uso de substâncias psicoativas, poderão ser multados a partir do dia 28 de janeiro. Os motoristas com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E deveriam ter regularizado a situação até 28 de dezembro, prazo estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
O Código de Trânsito Brasileiro prevê multa para quem estiver com o exame toxicológico vencido por mais de 30 dias ou ainda não realizado. A infração, nesse caso, se configura como gravíssima, ficando o motorista sujeito a receber sete pontos na CNH, além de multa de R$ 1.467,00. No caso de reincidência do flagrante do exame vencido ou não realizado dentro do período de um ano, o valor da multa dobra para R$ 2.934,70 e o motorista terá suspenso o direito de dirigir pelo prazo de três meses.
Para verificar se o exame toxicológico está vencido, basta consultar a CNH digital, onde consta a informação sobre a validade do exame toxicológico. Se o motorista renovou a sua Carteira Nacional de Habilitação há mais de dois anos e meio, o exame estará automaticamente vencido.
Exames na Feevale
A Universidade Feevale está credenciada, pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a realizar exames toxicológicos de larga janela de detecção, identificando a presença de substâncias psicoativas que se depositam nos fios de cabelo ou pelos por um período mínimo de 90 dias.
As amostras são coletadas no Laboratório de Análises Toxicológicas da Feevale, localizado no Centro Integrado de Especialidades em Saúde (Cies), na Rua Rubem Berta, 200, Vila Nova, Novo Hamburgo. Para realizar o exame toxicológico, basta agendar pelo email cies@feevale.br ou pelo telefone da Diretoria de Inovação: (51) 99973-0787.