Museu Nacional do Calçado lança livro sobre a história do calçado | Universidade Feevale

Museu Nacional do Calçado lança livro sobre a história do calçado

30/11/2022 - Atualizado 15h27min

Em novo site, Museu também apresenta imagens 360º de calçados que ilustram a obra

Museu

A produção do calçado envolve uma combinação de linhas, formas, cores e materiais capazes de identificar, através do design, aspectos sociais, econômicos, tecnológicos e imateriais, estimulando a criatividade e a emoção. É nessa capacidade semiótica de coisificar o intangível que o calçado se transforma não só em um item de proteção, mas, também, em um item de fetiche.

Para mostrar a evolução do calçado, o Museu Nacional do Calçado (MNC) lançou nesta terça-feira, 29, o livro Aos Seus Pés – Percorrendo a História do Calçado. O evento, realizado no Museu, localizado no Câmpus I da Universidade Feevale, contou, também, com o lançamento do novo site do MNC: mncalcado.com.br.

De autoria de Cleber Prodanov, Camila Brum e Ida Helena Thön, o livro destaca o acervo do Museu Nacional do Calçado, focando desde a trajetória do sapato até a sua compreensão como item de fetiche. Repleto de imagens, cores e formas, a obra traz a contextualização histórica e evolutiva do calçado, a definição de diversos modelos e suas características e, ainda, a análise do calçado como um item de sedução.

O livro está sendo lançado em cópia física e digital, podendo ser acessado no site do Museu, onde também há um formato acessível a pessoas com deficiência visual. Essas poderão escutar o conteúdo e as descrições das imagens, podendo selecionar determinado capítulo ou ouvir do início ao fim. A obra será disponibilizada, em ambos os formatos, a escolas e instituições profissionalizantes do calçado.

O site do Museu, por sua vez, foi desenvolvido pela agência Escape, que utilizou características visuais do antigo site em uma nova estrutura e design. As inspirações baseiam-se em uma estética minimalista, valorizando as áreas de respiro e a organização do conteúdo. A ideia é levar o visitante a conhecer o Museu e sua história, seja através da linha do tempo, do acervo ou das exposições, criando uma extensão do físico para o online. No espaço também constam imagens 360º dos calçados que ilustram a obra.

O livro e o site integram o projeto História do Calçado, viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com financiamento do Sistema Pró-Cultura RS. O projeto tem patrocínio da Openfield, apoio da Universidade Feevale e realização da Simples Assim e do Museu Nacional do Calçado.

Cerimônia

A cerimônia de lançamento do livro e do site contou com uma intervenção do Movimento Coral Feevale, projeto que integra o programa Conexão Cultural da Universidade Feevale, e com uma sessão de autógrafos dos autores do livro. Antes, os autores do livro se pronunciaram.

“A emoção, a honra e a felicidade de poder participar e realizar esta obra é o que queremos dividir com vocês nesta noite”, disse Ida Helena Thön. “Participar deste projeto foi muito importante para a minha vida profissional. A Feevale foi a universidade que me fez professora, pesquisadora e gestora. Sou grata por terem me feito quem eu sou hoje”, complementou Camila Brum. “Entregar esse documento é importante não apenas para quem o produz, mas para a nossa cidade, região e pessoas que construíram as empresas e este museu. A obra preserva a memória do setor calçadista e valoriza o acervo do Museu, que hoje conta com mais de 20 mil peças”, destacou Cleber Prodanov.

A secretária adjunta da Cultura do Estado, Gabriella Meindrad, afirmou que, nestes quatro anos de gestão, a Secretaria da Cultura, através do Sistema Pró-Cultura RS, tem fomentado a valorização do patrimônio material e imaterial. “A história de mais de 100 anos deu a Novo Hamburgo todo o crescimento e o potencial econômico, e ainda proporcionou ao município ser a Capital Nacional do Calçado, patrimônio imaterial que é passado de geração para geração”, enfatizou.

Para o secretário de Cultura de Novo Hamburgo, Ralfe Cardoso, salientou que o município é, hoje, um dos mais promissores do ponto de vista da produção cultural. “Novo Hamburgo pode ser o que quiser, desde que tenhamos iniciativa, desprendimento e que ousemos. É o caso da ousadia do Museu Nacional do Calçado, que consolidou um livro lindo com este, que narra a trajetória de um povo a partir do calçado”, frisou.

Sobre o livro

Dividido em quatro partes, o livro Aos Seus Pés – Percorrendo a História do Calçado está organizado para guiar o leitor através da apresentação de sapatos icônicos do Museu Nacional do Calçado. A primeira parte contextualiza a história do calçado, desde o seu surgimento até o final do período Vitoriano, mostrando importantes evoluções tecnológicas e culturais inerentes aos calçados, bem como sua função social.

A segunda parte aborda o período Moderno, caracterizado através da moda e do design. Essa seção é ilustrada por um acervo que marca cada uma das décadas do século XX, bem como seus fatos sociais, políticos e culturais que, por sua vez, se traduzem em diferentes calçados, materiais e acabamentos.

Na terceira parte encontram-se os principais modelos existentes de sapatos. Aqui, suas funções práticas e simbólicas são caracterizadas, incluindo detalhes técnicos. A quarta parte, por sua vez, apresenta exemplares exóticos, capazes de despertar diferentes emoções relacionadas ao fetiche humano. Essas podem ser mais ou menos veladas, por meio de decotes de cabedais, formato de saltos, escolhas de texturas e outros detalhes de construção, que fazem do calçado um item de sedução da produção cultural.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.