Feira de Calçados e Acessórios acontecerá de 18 a 20 de novembro, em Gramado
A Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios, que vai ocorrer de 18 a 20 de novembro, no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado, contará com a participação do Museu Nacional do Calçado (MNC). Ocupando um espaço na Rua Horácio Cardoso, entre os corredores B e C dos pavilhões, o Museu mostrará aos visitantes um pouco da história do calçado.
Para a diretora e curadora do Museu, Ida Helena Thön, participar da Zero Grau permite a exposição e a socialização da história do cluster coureiro-calçadista, fator econômico fundamental para o crescimento de toda uma região. “Contar essa micro-história por meio de exemplos físicos, em uma feira de grande porte, é uma oportunidade valiosa, pois nos permite atuar como um elo de comunicação entre as gerações passadas e as futuras”, afirma.
O Museu levará para a Zero Grau oito sapatos que constam no livro Aos Seus Pés – Percorrendo a História do Calçado. De autoria de Cleber Prodanov, Camila Brum e Ida Helena Thön, a obra destaca o acervo do MNC, focando desde a trajetória do sapato até a sua compreensão como item de fetiche.
No espaço, os visitantes também poderão conhecer a mala de “caixeiro viajante”, hoje chamado de representante comercial, com fôrmas de madeira antigas. Ainda serão mostrados banners referentes aos capítulos do livro e um conjunto de malas, contendo alguns objetos de sapateiros, entre os quais, um pé-de-moleque, ferramenta de ferro usado para montar o sapato. “Essa exposição tem como objetivo divulgar o acervo do Museu e o nosso mais recente livro, além de permitir que os visitantes da feira tenham acesso a calçados únicos e inovadores, que fazem parte da história do calçado”, destaca a diretora do Museu.
“Este é um momento singular das feiras da Merkator, o de receber um dos únicos acervos da história do calçado brasileiro no mundo, resgatando a história do setor coureiro-calçadista e oferecendo informações para o desenvolvimento dessa indústria tão importante dentro de diversas comunidades, especialmente para a geração de inúmeros empregos”, diz Roberta Pletsch, diretora de Relacionamento da Merkator Feiras e Eventos, promotora da feira.
Para Roberta, esse momento de volta às origens será especial, inclusive para ressaltar a beleza e os detalhes dos designs criados pelos estilistas ao longo de décadas. “O orgulho da Merkator está justamente nessa oportunidade que estamos oferecendo aos visitantes da Zero Grau, profissionais contemporâneos do calçado, de conhecerem um pouco das raízes dessa indústria”, comenta. “E fica o nosso convite, para quem visitar Novo Hamburgo, de ir até o Museu Nacional do Calçado para conhecer um acervo inédito, rico e criativo”, conclui.
Sobre o Museu
O Museu Nacional do Calçado (MNC) está localizado no Câmpus I da Universidade Feevale. O espaço conserva a memória do setor coureiro-calçadista, preservando sua história e cultura. Para cumprir com esse papel social, cultural e educativo, promove exposições, encontros, cursos, seminários e palestras, entre outras atividades.
O acervo do MNC possui peças raras que foram produzidas em diferentes épocas e continentes, com ligação direta com a evolução do setor calçadista. Parte do acervo encontra-se exposto, sendo a maioria reservada para consultas históricas e pesquisas.
O Museu Nacional do Calçado está aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 14h às 18h. Nos sábados ou em outros horários, as visitas podem ser feitas mediante agendamento pelo telefone (51) 3584-7101. A entrada é gratuita.