Iniciativa visa qualificar pessoas em situação de vulnerabilidade social para geração de emprego e renda
As atividades do projeto social Confeitaria e Panificação: qualificação para o mercado de trabalho, desenvolvido pela Universidade Feevale, se iniciaram no último mês. Neste semestre, 49 beneficiados são atendidos pelo projeto. Estão sendo realizados encontros semanais sobre boas práticas de manipulação de alimentos, confeitaria e panificação, todos na Feevale. A turma está dividida em dois grupos: o primeiro com atividades voltadas para a panificação e o segundo com atividades especificas da área da confeitaria.
As aulas são direcionadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social e os participantes são indicados pelas instituições parceiras do projeto. Neste semestre, as indicações partiram de: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ivoti; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Estância Velha; Associação de Assistência em Oncopediatria (Amo Criança); Comunidade Terapêutica Desafio Resgate Jovem; Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Novo Hamburgo; Grupo Amigos Solidários do Galpão; Paróquia Santo Inácio de Loyola; Cáritas de Estância Velha; Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Morro Reuter; Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Santa Maria do Herval; ONG Ação Encontro e Associação Evangélica de Ação Social em Novo Hamburgo.
Segundo a professora Simone Weschenfelder, líder do projeto, as oficinas oportunizam aos beneficiados a possibilidade de inserção no mercado de trabalho, através da qualificação técnica gratuita em confeitaria e panificação. “Estamos muito otimistas e animados em receber o público na Universidade. Teremos muitas trocas de conhecimento ao longo do semestre”, afirma.