Pesquisadoras da Feevale participam de livro que debate direitos humanos e educação com lançamento nacional | Universidade Feevale

Pesquisadoras da Feevale participam de livro que debate direitos humanos e educação com lançamento nacional

15/10/2021 - Atualizado 14h46min

obra gênero

Obra “Gênero, Sexualidades e Violências no Cotidiano Escolar” está disponível para download gratuito

Com a proposta de fazer uma urgente e necessária discussão nos tempos atuais, o livro Gênero, Sexualidades e Violências no Cotidiano Escolar reúne contribuições de pesquisadores/as de todo o Brasil acerca das temáticas da escola contemporânea no diálogo com as violências. Entre os artigos que compõem a obra, está o capítulo intitulado Acredito que essas discussões devam acontecer em casa, com a família, e não na escola - Um debate sobre Direitos Humanos e Educação, contribuição das pesquisadoras do Grupo Criança na Mídia: Núcleo de Estudos em Comunicação, Educação e Cultura da Universidade Feevale, Vitória Brito Santos, doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Caroline Luiza Willig, doutoranda em Processos e Manifestações Culturais, e Saraí Schmidt, doutora em Educação, professora da Feevale e coordenadora do Grupo Criança na Mídia.

O livro é fruto de um encontro de pesquisas e práticas apresentadas durante o VII Simpósio Internacional de Educação Sexual - O que podem os Corpos, os Direitos e os Possíveis contra os Fascismos Atuais, promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual (Nudisex) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que ocorreu em abril e proporcionou a sua construção coletiva. A obra está disponível para download gratuito, na íntegra, pelo site da Editora Bagai.

O ensaio assinado pelas pesquisadoras da Feevale coloca em pauta a relação entre Direitos Humanos e Formação Docente a partir da reflexão sobre a formação Conversando sobre Empatia e Diversidade na Escola, desenvolvida em oito encontros organizados pelo Grupo de Pesquisa Criança na Mídia junto a professores da rede pública. O objetivo principal da formação foi debater e problematizar as noções que os/as docentes tinham sobre temáticas que perpassam a noção de Direitos Humanos, bem como delinear coletivamente algumas experiências pedagógicas. O Criança na Mídia realiza, de forma sistemática, formações para professores com temas que versam sobre as pesquisas desenvolvidas no âmbito dos programas de pós-graduação Diversidade Cultural e Inclusão Social e Processos e Manifestações Culturais da Feevale, sendo que o foco central são as infâncias.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.