Plataforma mapeia o ecossistema gaúcho de inovação na saúde | Universidade Feevale

Plataforma mapeia o ecossistema gaúcho de inovação na saúde

28/03/2024 - Atualizado 14h04min

Região Metropolitana e Litoral Norte, do programa Inova RS, planeja novas ações voltadas à área

Inova RS

O Rio Grande do Sul se destaca como um polo regional de inovação em saúde, impulsionado por universidades de renome, instituições de pesquisa de ponta e empresas de tecnologia inovadora. A Região Metropolitana e Litoral Norte, do programa Inova RS, abriga centros de excelência em saúde, como hospitais de referência e incubadoras de startups especializadas. A colaboração entre academia, setor privado, sociedade civil organizada e governo fomenta a criação e o desenvolvimento de soluções inovadoras em saúde, contribuindo para o avanço do setor e melhoria dos cuidados com a saúde na região.

Entre as diversas iniciativas dessa região do Inova RS está o projeto RS Saúde Digital, proposto pela Universidade Feevale, por meio do qual foi lançada uma plataforma que mapeia o ecossistema gaúcho de inovação na saúde. Menos de um ano após a sua implantação, a plataforma RS Saúde Digital já cadastrou mais de 109 startups e 202 cursos da área, além de 48 hospitais, com 9.461 leitos disponíveis. Em www.rssaudedigital.com.br há indicadores e informações sobre instituições, parques tecnológicos, incubadoras, hospitais, pesquisas e movimentos relacionados à inovação na área da saúde.

Desenvolvida pela empresa Uzzer, em parceria com a Fundação Médica do Rio Grande do Sul (FundMed), a plataforma recebeu aporte de R$ 230 mil da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict). O objetivo é fomentar o desenvolvimento e a aplicação de soluções inovadoras e digitais para a área da saúde, com foco no cidadão. A intenção também é facilitar o networking do setor e organizar e unificar os dados da área, para que possam servir como base para pesquisas.

Na etapa piloto do projeto, foram cadastradas na plataforma somente as iniciativas vigentes em Porto Alegre. Atualmente, o projeto segue com as articulações entre os parceiros para o desenvolvimento de novas ações voltadas ao ecossistema regional de inovação no setor da saúde. Além da plataforma, a Região Metropolitana e Litoral Norte realizou, nesse período, a capacitação de profissionais para o desenvolvimento de soluções e negócios na área de saúde digital. Ainda preparou gestores, profissionais, professores e estudantes da área da saúde para fomentar a inovação no seu ambiente e trabalhar com tecnologias digitais inovadoras aplicadas à saúde.

Dentro do projeto também ocorreram, entre outros eventos, Hackathon, Jornada da Inovação em Saúde e Congresso Científico Inovação Humanizada na Saúde, com a competição Desafios da Saúde Pública. Neste, foram desenvolvidas duas soluções para atender aos desafios apresentados com os dados anonimizados disponibilizados pela Secretaria de Saúde de Novo Hamburgo. Além disso, aconteceram cursos nas áreas de Privacidade e Proteção de Dados; Saúde Digital; Blockchain; e Interoperabilidade de Dados (Padrão HL7 FHIR).

A diretora de Inovação da Universidade Feevale e coordenadora do Inova RS da Região Metropolitana e Litoral Norte, Daiana de Leonço Monzon, reforça o trabalho realizado, no sentido de tornar a região uma referência global de inovação. “Desenvolvemos muitos projetos, a partir de grupos de trabalho formados por profissionais com expertise em diferentes áreas estratégicas. Além de identificar potenciais talentos e produzir conhecimento, mapeamos o ecossistema de inovação da região e nos estruturamos para construir uma visão de futuro para a região, garantindo bons resultados”, afirma.

Para o coordenador do RS Saúde Digital, Marcelo Curth, o projeto promoveu importantes ações para o desenvolvimento de diferentes atores do ecossistema. “O fechamento do projeto foi muito positivo, resultando em ações que nos possibilitaram o alcance dos objetivos, sendo motivo de alegria e orgulho, pois a Universidade Feevale pôde estar inserida como protagonista na inovação do setor da Saúde”, ressalta.


Sobre o RS Saúde Digital

O RS Saúde Digital é um projeto proposto pela Universidade Feevale e realizado pela Região Metropolitana e Litoral Norte do Inova RS, com auxílio dos Gestores de Inovação e Tecnologia (GITs) dessa região. O principal objetivo é fomentar o desenvolvimento e a aplicação de soluções inovadoras e digitais para a área da saúde, com foco no cidadão. São parceiros do projeto a Fundação Médica do Rio Grande do Sul (FundMed), a Prefeitura de Porto Alegre, o Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SindiHospa) e a empresa Palma IoT.


Sobre o Inova RS

Desenvolvido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, em parceria com representantes da quádrupla hélice da inovação de diferentes regiões do Rio Grande do Sul, o Inova RS quer que o Estado seja, até 2030, referência global em inovação como estratégia de desenvolvimento local. Para isso, busca estimular o investimento em inovação tecnológica para potencializar o crescimento do Estado e para torná-lo um lugar capaz de gerar, reter e atrair empreendedores, negócios e investimentos intensivos em conhecimento. O Estado está dividido em oito ecossistemas de inovação: regiões Metropolitana e Litoral Norte; Sul; Fronteira Oeste e Campanha; Central; Noroeste e Missões; Produção e Norte; Serra e Hortênsias; e Vales.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.