Organizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, evento tem o objetivo de evidenciar a importância da ciência no enfrentamento da pandemia de Covid-19
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza, dia 7 de maio, a Marcha Virtual pela Ciência no Brasil. O pesquisador do mestrado em Virologia da Universidade Feevale, Fernando Spilki, participa do evento como comentarista do painel dedicado à pandemia da Covid-19, que acontece das 10h30min às 12h, com transmissão nos canais oficiais da SBPC (confira mais abaixo). O evento é realizado com a participação das secretarias regionais e sociedades científicas afiliadas da entidade, juntamente a organizações de todo o país ligadas à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).
Com atividades transmitidas pelas redes sociais ao longo do dia, o objetivo da manifestação é chamar a atenção para a importância da ciência no enfrentamento da pandemia de Covid-19 e suas implicações sociais, econômicas e para a saúde das pessoas. Conforme o professor Spilki, que também é presidente da Sociedade Brasileira de Virologia e coordenador do Laboratório de Microbiologia Molecular da Feevale, responsável pelos testes de diagnóstico de Covid-19 realizados na Instituição, os cientistas estão fazendo um esforço inédito para contribuir no combate a essa pandemia.
Nunca a ciência gerou tanto conhecimento relevante em tão pouco tempo. Só a aplicação desse conhecimento e a melhor ciência podem nos fazer vencer esse desafio com o menor número de vidas perdidas e o menor prejuízo para a sociedade a longo prazo”, afirma Spilki.
Programação
Ao longo da semana que antecede a manifestação, a SBPC divulgará vídeos e depoimentos escritos de representantes das entidades científicas e acadêmicas, pesquisadores, estudantes, professores e amigos da ciência sobre temas de ciência, educação e saúde e convocando para a Marcha. No dia 7 de maio, o outro painel de debate abordará o financiamento da ciência brasileira. As secretarias regionais da SBPC, juntamente a entidades e instituições científicas locais, também promoverão atividades direcionadas às suas regiões de abrangência.
Todos são convidados a participar da manifestação em defesa da vida, da ciência e do desenvolvimento sustentável do país. Além dos seminários on-line, as entidades promoverão duas ondas de tuitaços no dia, uma às 12h e outra às 18h, com as hashtags #paCTopelavida e #FiqueEmCasacomaCiência.
A manifestação será realizada ao longo do dia 7 de maio e terá divulgação nos canais da SBPC no Facebook e no YouTube: