Militares reforçam equipes do projeto desenvolvido pela Feevale em parceria com a prefeitura de Novo Hamburgo
Equipe da Feevale e militares percorrem as ruas do município.
Crédito Lu Freitas/PMNH
Soldados do Exército Brasileiro passaram a reforçar as ações do projeto de Prevenção e Combate à Dengue, executado em parceria pela Universidade Feevale e a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo. Um grupo de cerca de 20 militares desembarcou nesta semana para dar início ao reforço, conforme tratativas com a Secretaria Municipal de Saúde, apoiada pelo secretário municipal de Segurança, Roberto Jungthon, que é general de reserva.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcelo Reidel, a proposta é intensificar as visitas domiciliares e repassar informações aos moradores sobre o mosquito Aedes aegypti (biologia da espécie, locais propícios de serem criadouros, doenças relacionadas, formas de transmissão do vírus). “Eles também acompanham o morador em uma rápida vistoria em seu pátio, verificando a presença de larvas em todos os locais com acúmulo de água, além de ajudar a limpar esses locais”, antecipa Reidel.
Na manhã da última terça-feira, 17, os soldados foram recebidos no Centro Administrativo Leopoldo Petry para uma breve capacitação juntamente com as equipes do projeto de Prevenção e Combate à Dengue. Após a capacitação, as equipes e os militares seguiram para visita às primeiras casas no bairro Canudos. Há a distribuição de panfletos explicativos aos moradores. Dentro dos pátios, são verificados locais como pratos de plantas, ralos, baldes, brinquedos, lixos e pneus e posterior limpeza.
O Exército se soma ao pessoal das equipes do projeto de Prevenção e Combate à Dengue, ampliando a área de atuação na cidade. Após a prática supervisionada, o Exército poderá trabalhar em locais diferentes daqueles do projeto, abrangendo mais áreas ao mesmo tempo. Inicialmente, a parceria está prevista para durar três semanas, mas o prazo poderá ser ampliado.