Projeto social da Feevale capacita agentes de saúde de três cidades da região | Universidade Feevale

Projeto social da Feevale capacita agentes de saúde de três cidades da região

16/07/2021 - Atualizado 16h16min

Curso instigou os participantes a realizarem um trabalho mais acolhedor com as pessoas que estão vivendo em situação de rua

formação

Um olhar de perto sobre as pessoas em situação de rua foi o tema da formação on-line De Olho na Rua: desfazendo estigmas sobre a população em situação de rua. Promovido pelo projeto social Da Rua Para Noia, desenvolvido pela Universidade Feevale, o curso capacitou 30 agentes de saúde dos municípios de Estância Velha, Campo Bom e Sapiranga para realizarem um trabalho mais acolhedor.

A formação com os agentes de saúde teve o propósito de desfazer estigmas sobre a população em situação de rua. Além de possibilitar que cada um olhasse para seu território, os encontros foram ricos espaços de ampliação de conhecimentos e de trocas entre os participantes, enfatizando a importância do trabalho em rede”, afirma a professora do curso de Pedagogia e coordenadora do projeto social, Lovani Volmer.

A capacitação aconteceu nos dias 18 e 25 de junho e 2 e 9 de julho. No primeiro encontro, foi apresentado o Centro de Referência Especializado em Assistência Social para a População em Situação de Rua (Centro Pop), de Novo Hamburgo, com a participação do assistente social Maike Luiz de Mello, coordenador do Centro Pop. Nesse momento, também foi lançado o desafio de mapeamento de territórios, a fim de que cada agente de saúde olhasse para seu território e identificasse casos de pessoas em situação de rua.

O segundo encontro da formação contou com a participação da psicóloga Suane Pinheiro e teve a exibição do filme Os Invisíveis, produzido por estudantes da Universidade Feevale. Além disso, ocorreu a apresentação do jornal Vozes da Rua, realizado por pessoas em situação de rua de Novo Hamburgo, e da cartilha População Adulta em Situação de Rua de Novo Hamburgo, feita pelo projeto de pesquisa População Adulta em Situação de Rua de Novo Hamburgo/RS: vivências, demandas e possibilidades de intervenção, resultado da parceria entre o projeto social Da Rua Para Noia e o Centro Pop.

Com a temática Quem cuida da população em situação de rua?, o terceiro encontro teve a apresentação de políticas públicas referentes à população em situação de rua e uma conversa sobre a equipe da Atenção Primária em Saúde, voltada para o cuidado com a população em situação de rua, e a importância da articulação da Rede (Consultório na Rua). No último encontro, houve a apresentação do mapeamento de territórios, momento em que cada agente olhou para seu território, a fim de identificar casos de pessoas em situação de rua.

Para a professora do curso de Enfermagem da Universidade Feevale, Janifer Prestes, que também integra o projeto Da Rua Para Noia, é fundamental discutir e capacitar a sociedade sobre a importância das políticas públicas, que devem ser organizadas e implementadas para garantir os direitos do cidadão.

O projeto social proporcionou um momento riquíssimo de educação permanente, orientando os principais problemas de saúde desse público, as melhores formas de fazer as abordagens e a importância do acolhimento e vínculo com os mesmos, buscando, assim, melhorar os indicadores de saúde do território”, explica a docente.

Segundo a professora do curso de Psicologia da Feevale, Carmem Giongo, a formação foi muito importante para fortalecer as políticas públicas e atuar na construção e garantia de direitos da população em situação de rua. “Hoje, fazendo o curso oferecido pela Feevale, vejo que precisamos ser voz para aqueles que necessitam e estão passando por momentos de dificuldade”, complementa Cristia Masschmann, que atua há quatro anos como agente de saúde em Campo Bom.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.