Parceria entre a Universidade Feevale e a empresa Arezzo possibilita a realização de curso de tecnologia de um ano de duração
Uma parceria entre a Universidade Feevale e a empresa Arezzo está possibilitando a capacitação de jovens para inserção no mercado de trabalho, viabilizando, também, a sua inclusão nas dimensões social e cultural. Por meio do projeto social Jovem Aprendiz Feevale, desenvolvido na Instituição desde 2007, 16 jovens estão participando de um curso que terá duração de um ano e tem foco na tecnologia. Ao final, receberão a certificação de operador de computador, podendo operar sistemas e monitorar o desempenho de aplicativos, entre outras funções.
A realização do Jovem Aprendiz Feevale na Arezzo, em Campo Bom, ocorre a partir de um levantamento realizado, onde foi constatado que os contratados apresentam pouca ou nenhuma experiência e empresários enfrentam dificuldades de renovação de funcionários. Estão participando da capacitação jovens de 16 a 22 anos, residentes na região, que cursam o Ensino Médio. Eles foram encaminhados pelo projeto De Olho no Futuro, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Campo Bom.
Nesta semana, os alunos participaram de uma integração na Arezzo, juntamente com a professora Claudia Maria Teixeira Goulart, líder do projeto social, com a professora de inglês Rosa Maria Zilles Borba e com o instrutor de informática Geraldo André Orlandi. As aulas teóricas ocorrerão semanalmente, das 13h30min às 17h30min, através do ambiente virtual de aprendizagem da Feevale. Serão 400 horas de aulas de Informática e Inglês Técnico, além de oficinas de Psicologia. Já as atividades práticas serão acompanhadas por um profissional da Arezzo, que atuará como tutor.
Aulas e atividades
O curso possibilitará o envolvimento dos jovens em pesquisas, atividades inovadoras e ações em articulação com a graduação na Universidade Feevale. Além disso, os alunos poderão ter acesso a toda a estrutura da Instituição e utilizarão o mesmo ambiente virtual de aprendizagem das aulas de graduação e pós-graduação da Feevale.
A sala virtual de aprendizagem contém vários recursos de interação e comunicação, como blog, wiki (espaço de escrita colaborativa), fórum, mensagens instantâneas e e-mail. Os professores disponibilizarão conteúdos e desenvolverão atividades de avaliação nesse ambiente. Confira os conteúdos que serão abordados até setembro de 2021:
Informática
- Teoria inicial sobre hardware e software
- Introdução a sistemas operacionais (sistemas proprietários e open source)
- Funcionamento de ferramentas do pacote Office (Word, Excel e PowerPoint)
- Conceito sobre internet e o seu funcionamento
- Conceitos básicos sobre edição de foto e vídeo
- Raciocínio lógico-matemático
- Lógica de programação
- Programação estruturada?
- Introdução a programação e as linguagens tipadas
- Programação HTML e CSS
Inglês Técnico
- Compreensão oral e escrita da língua inglesa
- Importância do estudo das línguas estrangeiras
- Pronomes, verbos, adjetivos, advérbios, preposições, conjunções e conectivos, tempos verbais
- Uso do dicionário
- Marcadores do discurso e processos de inferência
- Profissões e tendências de TI
Oficinas de Psicologia
- Simulações de situações laborais
- Espaço facilitador para articulação e esclarecimentos sobre diversos temas, como autoconhecimento, comunicação oral e interpessoal
- Diversidade cultural brasileira, mundo do trabalho e cidadania
- Habilidades sociais e subjetividade
- Apresentação pessoal, aparência e comportamento no momento da inserção do jovem no mercado de trabalho, currículo de emprego, processos seletivos, entrevistas individuais, seleção grupais, dinâmicas de grupo
- Escolha profissional e diferentes profissões, informações sobre o mercado e o mundo do trabalho
- Documentação profissional, normas regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho, direitos e deveres de empregadores e de trabalhadores
- Autobiografia e curtograma, trabalho em equipe
- Uso indevido de álcool, tabaco e outras drogas, formas de tratamento e prevenção, saúde, saúde sexual, direitos sexuais e reprodutivos, relações de gênero