Manejo sanitário e reprodutivo de cães e gatos, cuidados com alimentação e higiene e importância da vermifugação, vacinação e castração estiveram entre os assuntos abordados
Os projetos sociais Feevalepet: manejo sanitário e reprodutivo de cães e gatos de abrigos municipais e Múltiplas Leituras: povos indígenas e etnodesenvolvimento, da Universidade Feevale, se uniram para promover uma palestra sobre saúde animal para uma comunidade indígena. A atividade foi realizada nesta segunda-feira, 21, junto à aldeia Kaingang Por Fi Ga, localizada em São Leopoldo.
No encontro, os voluntários explicaram para as crianças da comunidade sobre a importância de promover o manejo sanitário e reprodutivo de cães e gatos e como isso pode impactar a saúde das pessoas. Também foram trabalhados assuntos relacionados a bem-estar animal, como cuidados com alimentação e higiene dos pets, profilaxia (vermifugação e vacinação), castração e zoonoses (doenças potencialmente transmissíveis entre humanos e animais). Além disso, foram distribuídos vermífugos e antipulgas para os animais da aldeia.
Sobre o FeevalePet
Imunização, coleta de exames, atendimentos clínicos e cirúrgicos, acompanhamento pós-operatório e orientações à comunidade. Esses são alguns dos serviços oferecidos, de forma gratuita, pelo projeto social Feevalepet. O público-alvo são cães e gatos de abrigos municipais, canis e organizações não governamentais, além de seus responsáveis.
São atendidas organizações de cidades sob maior influência do curso de Medicina Veterinária da Feevale, incluindo Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha, Sapiranga e São Leopoldo. O objetivo do projeto é contribuir para o controle e prevenção de doenças nos animais e atuar na contenção do crescimento da população felina e canina, através da castração
Sobre Múltiplas Leituras
Com o propósito de preservar as tradições e valorizar a identidade da cultura indígena no cenário local, a Feevale também conta com o projeto social Múltiplas Leituras: povos indígenas e etnodesenvolvimento. A iniciativa tem como público-alvo a comunidade Kaingang Por Fi Ga, localizada no bairro Feitoria, em São Leopoldo, e busca contribuir para a promoção de seu etnodesenvolvimento, auxiliando a população em suas reinvindicações e demandas econômico-culturais, territoriais e políticas.