Bioterista da Universidade Feevale será um dos participantes da transmissão que ocorre na terça-feira, 9
O bioterista do IBEx – Inovação em Biotério de Experimentação – da Universidade Feevale, Fernando Bertoldi de Oliveira, participará na próxima terça-feira, 9, de um webinar sobre os *modelos animais na história das pandemais e Covid-19. Além dele, a bióloga Renata Villar e a médica veterinária Alice Teixeira Meireles Leite, que atuam nos biotérios da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e da Universidade Federal do Rio Grande, debaterão o tema, nas transmissões que acontecerão às 9h, às 15h e às 20h, pelo YouTube. O evento conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Ciências em Animais de Laboratório (SBCAL) e do portal Biotérios.com.
De acordo com Oliveira, que é mestrando em Qualidade Ambiental pela Feevale, os webnars têm como objetivo debater os históricos das pandemias já existentes e a corrida por uma solução à Covid-19, seja vacina ou medicamento.
As pesquisas com modelos animais têm sido imprescindíveis no desenvolvimento da medicina moderna, porque evitam um grande número de mortes de pessoas. No entanto, também temos que pensar nos animais”, pondera. “Em momentos como esse, de pandemia, esses modelos são essenciais para testes que buscam encontrar soluções para essa doença”, complementa.
IBex Feevale
Ligado ao Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Feevale, o IBex – Inovação em Biotério de Experimentação – é destinado ao desenvolvimento do ensino e pesquisa científica de graduação e pós-graduação. Segue os princípios do bem-estar animal e as legislações vigentes por meio da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), que está vinculada ao Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) e ao Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Oferece técnica e qualidade nos serviços prestados e desenvolve modelos biológicos seguindo a premissa dos 3Rs (redução, substituição [replace] e refinamento) e garantindo o bem-estar animal e resultados fidedignos para pesquisa e ensino.