Evento integra o projeto Mulheres na Ciência, em que a Feevale e outras seis universidades estimulam o protagonismo de mulheres nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática
O I Simpósio Brasil-Reino Unido sobre Mulheres na Ciência se iniciou nesta segunda-feira, 25, em Porto Alegre. O evento integra o projeto Mulheres na Ciência, um consórcio entre a Universidade Feevale, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a King's College London (KCL), a University College London (UCL) e a Glasgow Caledonian University (GCU), financiado pelo British Council, que busca promover a participação feminina nas áreas de STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
O Simpósio acontecerá até esta quarta-feira, 27. Nesta segunda-feira, o Simpósio conta com mentorias imersivas para alunas e pesquisadoras, e nos dias 26 e 27, contará com palestras e debates sobre a participação de mulheres na ciência e iniciativas de equidade de gênero nas universidades e instituições de ensino. Algumas das palestras oferecidas são Soft e meta-skills em Ciências, Diversidade e Igualdade de Gênero em STEM e Iniciativas para promover a igualdade de gênero na ciência. O principal objetivo das atividades é inspirar e ajudar jovens cientistas a continuarem suas carreiras em STEM, além de gerar visibilidade para o tema nas universidades do sul do Brasil.
Segundo a coordenadora do mestrado em Virologia da Feevale, Juliane Fleck, as mulheres enfrentam muitos desafios em diferentes áreas de trabalho, especialmente naquelas em que os homens são a maioria. “É evidente a necessidade de se realizar ações que estimulem a mudança dessa realidade. O evento é um espaço de discussão e reflexão sobre desafios e oportunidades envolvendo questões de gênero que permeiam o trabalho e a pesquisa de mulheres nas diferentes áreas da ciência”, explica.