Atividade, uma parceria entre os cursos de Pedagogia e Arquitetura e Urbanismo da Feevale, foi elaborada a fim de analisar os impactos da pedagogia da escuta no espaço físico escolar
A fim de verificar de que forma a pedagogia da escuta impacta na organização dos espaços na Educação Infantil, a acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade Feevale, Maristane Maísa Dillenburg, desenvolveu, em seu trabalho de conclusão de curso (TCC), o estudo A organização dos espaços escolares infantis a partir dos princípios e concepções da pedagogia da escuta. Orientada pela professora Lovani Volmer, a estudante realizou o estudo sobre a abordagem educativa que proporciona às infâncias a construção de conhecimento a partir dos interesses dos alunos. A pedagogia da escuta baseia-se na fala das crianças e nas suas atitudes, que são observadas pelos professores e utilizadas como formas de aprendizagem.
Maristane conta que a pedagogia da escuta possibilita aos educadores ver a infância de novos ângulos, permitindo uma prática docente contemporânea, respeitando os desejos, as curiosidades e ressignificando a sua concepção de educação.
Partindo dessa premissa e considerando que, no Brasil, são poucas as escolas que seguem essa proposta, o trabalho valoriza ainda mais essa etapa de escolarização e as suas possibilidades, desconstruindo, mais uma vez, a ideia de que a Educação Infantil é apenas um espaço para deixar as crianças enquanto os responsáveis vão trabalhar”, destaca.
Para que a acadêmica pudesse analisar a pedagogia da escuta em um espaço físico, foi realizado um projeto interdisciplinar em parceria com o curso de Arquitetura e Urbanismo da Instituição. Na disciplina Projeto VI – Arquiteturas de Ensinar, que trabalha com a área de Arquitetura Escolar, o estudante Michel Vieira da Costa desenvolveu, junto com Maristane, a modelagem de um projeto voltado para Educação Infantil, que permitisse que a criança fosse protagonista da sua construção de aprendizagem.
Nas disciplinas de projeto, os alunos têm um tema específico de trabalho, um cliente e um local para desenvolvê-lo, semelhante ao que irão fazer em sua vida profissional futura. Nesse caso, foram realizadas reuniões entre os estudantes para que os conceitos e necessidades que o projeto exigia pudessem ser passados”, explica a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Luciana Néri Martins.
Lovani, orientadora do TCC, ressalta que a parceria entre os cursos busca transcender a ideia de disciplinas e trabalhar com projetos na perspectiva interdisciplinar.
O trabalho busca se desenvolver a partir de situações-problema reais, além de instigar, nos alunos, a cooperação. Com essa colaboração, como preconiza Paulo Freire, quem ensina aprende e quem aprende ensina”, pontua.
Confira imagens do projeto:
Piazza
Refeitório e cozinha
Ateliê