Universidade Feevale debate jornalismo e a cobertura da pandemia de Covid-19 | Universidade Feevale

Universidade Feevale debate jornalismo e a cobertura da pandemia de Covid-19

29/05/2020 - Atualizado 14h51min

Notícias falsas, constrangimentos, excessos e a rotina de profissionais que, diariamente, estão expostos aos riscos da Covid-19: o jornalismo se transformou em assunto discutido publicamente. Para contribuir com esse debate, o curso de Jornalismo da Universidade Feevale, em parceria com a Agência Experimental de Comunicação (Agecom), promove uma semana de discussões sobre o tema. A programação, alusiva ao Dia da Imprensa, lembrado no dia primeiro de junho, começa na próxima segunda-feira, 1º.

Serão quatro noites de debates com a participação de alunos, professores e profissionais que são referência no jornalismo local, regional e nacional. Todos os encontros serão on-line, por conta da pandemia. “É fundamental em momentos como esse que estamos vivendo refletir sobre jornalismo, sobre a sua importância e sobre a forma de fazer jornalismo, além de discutir, com profissionais de excelência na área, caminhos que serão tomados, sobretudo, por esses futuros jornalistas que são os nossos acadêmicos”, afirma o professor Marcos Santuario, coordenador dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas.

Os debates começarão sempre às 19h30min. A noite de abertura receberá a jornalista Bruna Ostermann, correspondente do canal CNN Brasil no Rio Grande do Sul. O segundo encontro, na terça-feira, 2, terá a participação de Vinícius Dônola, um dos mais reconhecidos repórteres do país e com passagens por Globo e Record. No dia seguinte, 3, o debate se foca no jornalismo local, com os repórteres do Jornal NH Wesley Wierganowiez, Marina Mentz, Mayara Morales, João Victor Torres e Jauri Belmonte. A noite de encerramento, na quinta-feira, 4, debaterá os rumos do jornalismo esportivo, com a participação dos jornalistas Eduardo Gabardo e Marcos Bertoncello, de GaúchaZH.

Voltado inicialmente aos estudantes de jornalismo, o evento terá transmissão ao vivo e aberta ao público pelo canal da Agecom no YouTube. “Para os nossos estudantes, é uma grande oportunidade de aprofundar os conhecimentos que eles adquirem em aula. No entanto, percebemos que, cada vez mais, a sociedade quer discutir as práticas do jornalismo, quer entender e participar dessas discussões. Por isso, iremos abrir a transmissão publicamente. Convidamos a comunidade a assistir às lives diariamente e a participar, enviando suas perguntas”, ressalta o professor Alisson Coelho, coordenador da Agecom.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas no perfil do curso de Jornalismo no Instagram. Confira, abaixo, a programação do evento:

Dônola

Semana da Imprensa - Jornalismo Feevale: Os rumos do jornalismo e a cobertura da pandemia

Dias 1º, 2, 3 e 4 de junho

Horários de aulas noturnas (19h30min)

  • Dia 1º de junho, segunda-feira - Do local ao nacional: a rotina de uma correspondente em meio à pandemia, com Bruna Ostermann, correspondente da CNN Brasil. Abertura: coordenador do curso de Jornalismo, Marcos Santuario. Mediação: professora Cristiane Weber
  • Dia 2 de junho, terça-feira - As transformações do jornalismo, com Vinícius Dônola, ex-repórter de Globo e Record. Mediação: professor Marcos Santuario
  • Dia 3 de junho, quarta-feira - Jornalismo local em tempos de pandemia, com jornalistas do Jornal NH Wesley Wierganowiez, Marina Mentz, Mayara Morales, João Victor Torres e Jauri Belmonte. Mediação: professora Letícia Vieira Braga da Rosa
  • Dia 4 de junho, quinta-feira - A cobertura esportiva e a pandemia, com jornalistas de GaúchaZH Eduardo Gabardo e Marcos Bertoncello. Mediação: professor Alisson Coelho
 

Atendimento Feevale

Câmpus I

De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.

Câmpus II

De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.

Câmpus III

De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.

Retornaremos o seu contato no prazo máximo de 72 horas úteis, a contar do momento de conhecimento do contato, podendo este ser ampliado em situações mais complexas.

Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede.
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.
Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.