
Oficina de criação
Através do desenho, a Oficina de Criação, ministrada pela designer Renata Rubim, propõe o exercício de percepção visual. O objetivo da atividade é proporcionar ao participante uma maior aproximação com a expressão gráfica, de maneira criativa e lúdica, estimulando dessa forma o processo de criação.
Ministrante: Renata Rubim
Designer de superfícies e consultora de cores. Autora de “Desenhando a Superfície”, Ed. Rosari - SP, colabora com a difusão do design em projetos industriais e educativos. Seus Projetos, a frente do escritório Renata Rubim Design & Cores (RRD&C), já receberam diversos prêmios nacionais e internacionais.

Oficina de Fotografia - Câmpus II
A oficina prevê apresentação dos equipamentos de estúdio. A iluminação como processo acumulativo. Iluminação de objetos transparentes, reflexivos e opacos. Texturas. A sombra como elemento de composição e de dramatização da cena. Demonstração prática da construção de cena em estúdio (table top).
Ministrante: Clóvis Dariano
É formado em Pintura com Paulo Porcella, em Propaganda pela Esc. Protásio Alves. Estudou no Instituto de Artes da Universidade Federal do RGS; Pesquisa em Arte Conceitual c/ Julio Plaza - Gravura em metal com Iberê Camargo. Fotografa e dirige seu estúdio desde 1970. Edita em 1977 o “NERVO ÓPTICO – com os artistas Carlos Pasquetti, Carlos Asp, Mara Álvares, Telmo Lanes e Vera Chaves Barcellos; Leciona no curso de Fotografia Digital Avançada da ESPM (POA) e no curso de extensão da UCS (RS). É membro da diretoria do Instituto de Fotografia e Artes Visuais de Canela. Tem diversas premiações nacionais e internacionais, além de diversas exposições individuais e coletivas, sendo convidado pelo PHOTOVISA para exposição individual mais recente em Krasnodar, Rússia, Outubro /2015.

Oficina Fotografia Fine Art como Expressão
Essa oficina busca apresentar o termo e significados da fotografia Fine Art bem como suas categorias recorrentes. Serão abordados na oficina também o processo criativo, a execução e o tratamento, sempre motivando o aluno a significar os seus processos e seu trabalho final.
Ministrante: Danny Bittencourt
Uma artista visual brasileira que tem se dedicado a fotografia como forma de expressão, seja em seu trabalho autoral como em suas aulas. Em março de 2014 fundou a Escola de Fotografia Artística (www.efartistica.com), a Escola nasceu de uma inquietação, da vontade de estimular e inspirar os alunos e fotógrafos a se expressarem através da fotografia. O trabalho autoral de Danny tem base na Fotografia Artística, como processo, execução e suas possíveis intervenções. As técnicas favoritas da artista são a Fotografia Fine Art, intervenções na fotografia e fotografia Subaquática. Suas temáticas estão relacionadas à identidade e a sentimentos doloridos, como angústia , insegurança e abandono.
Oficina - Modos de ver: Práticas pedagógicas em Artes Visuais para deficientes Visuais
A oficina é baseada na experiência do projeto Arte e Exploração Tridimensional que
pretende, desde 2011 em Passo Fundo, oportunizar a comunidade de sujeitos com necessidades especiais, neste caso cegos e baixa visão especial, o acesso às Artes Visuais no que se refere à modelagem e construções tridimensionais, possibilitando o desenvolvimento e a compreensão sobre a importância da subjetividade.
Ministrante: Margarida Pantaleão
Possui graduação em Desenho e Plástica - Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo, graduação em Desenho e Plástica - Bacharelado pela Universidade de Passo Fundo e Mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor titular III da Universidade de Passo Fundo, onde atua como professora e como coordenadora do projeto de criação tridimensional.
Oficina O Livro de Imagem
A oficina visa introduzir o aluno no gênero literário chamado livro de imagem ou livro ilustrado. Trata-se do livro que utiliza as imagens como narrativa e na maioria das vezes inexiste o texto. Estes livros destinados ao público infantil e que muito encantam os adultos, ganham cada vez mais espaço na produção literária tanto no Brasil como no exterior. A oficina proposta consta de uma introdução teórica sobre o assunto seguida de um exercício prático de ilustração no qual cada participante confeccionará o seu livro ilustrado partindo de uma simples sinopse ou história.
Ministrante: Laura Castilhos
É professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realiza curadorias e é ilustradora de livros infantis e juvenis. Recebeu três prêmios Açorianos na categoria de melhor ilustra¬dora em 1998, 2000 e 2001. Fez mostras de arte no Brasil e exterior. Atualmente dedica-se principalmente à aquarela. Ilustrou para di-versas editoras, entre as quais a Planeta, LPM, Artes&Ofícios, e 8Inverso. Tem nove títulos ilustrados pela Projeto, editora especializada em livros para crianças e jovens: Poesia fora da estante, Saco de Brinquedos, Saco de Mafagafos, A árvore que dava Sorvete, Esquisita como Eu, O Natal de Natanael, A família Sujo, A Mulher Gigante e Ervilina e o Princês. Recebeu, em 2012, o prêmio Melhor Ilustradora, pela AGES/Associação Gaúcha de Escritores.
Oficina O Ex Libris, História, função e Forma
Basicamente, um Ex Libris é uma etiqueta de posse de um livro. Mas é claro que isso não o define em essência. Esta delicada etiqueta determina livros, bibliotecas e acervos. A quem estiver atento, ela traz a luz histórias sobre livros e leitores, seus acervos e como este habito salutar e precioso se relaciona com as pessoas e como as mesmas dialogam com o conhecimento humano acumulado por séculos. Esta oficina/palestra, tem o objetivo de trazer aos interessados o esclarecimento do que é o ex libris (sua história, categoria, função, forma, principais artistas e personalidades envolvidas.) utilizando-se na elaboração do mesmo, as técnicas da gravura artística.
Ministrante: Marcelo da Silva Calheiros
Bacharel em Gravura. ILA/UFPEL. Especialização em Patrimônio Cultural. Curso de Pós Graduação em Artes. IAD/UFPEL.
COLEÇÃO: 2014. Ex Libris. Coleção Marcelo Calheiros. Xalé da Xilo. Atelier Marinês Busetti. Farroupilha, RS. 2013. Ex Libris. Coleção Marcelo Calheiros. Casarão 8, Sala das Meninas. 39 Feira do Livro de Pelotas. RS. Ex Libris. Coleção Marcelo Calheiros. Bibliotheca Riograndense. Rio Grande, RS. 2011. (Ex Libris) Afectos: paixões, coleções, histórias e memórias. Artestação. Cassino/Rio Grande. RS. 2004.Ex Libris. 34ª Feira do Livro da Cidade de Pelotas. Pelotas RS.