Palestras | Universidade Feevale

Palestras

Palestra: A alfabetização audiovisual como ferramente para a cidadania

A linguagem verbal sempre foi ensinada nas escolas, por razões óbvias. É o domínio das palavras e das frases, faladas ou escritas, que fornece aos seres humanos um poder de comunicação sem precedentes. Outras linguagens, como a música, a pintura e o teatro, costumam ter algum espaço, mesmo que pequeno, nos currículos, normalmente como atividades complementares ou eletivas. Desde meados do século 19, contudo, a fotografia se constituti como uma nova força comunicacional, que cresce ainda mais em importância com as invenções do cinema, da televisão, do vídeo e das imagens digitais. Essa transformação, de grande alcance semiótico e social, parece ser ignorada no ensino fundamental das escolas brasileiras, e só nos últimos anos começa a gerar impactos no ensino médio, às vezes mais por iniciativas solitárias de professores e de alunos, do que por uma estratégia institucional. O que já foi feito para implantar uma verdadeira educação audiovisual no Rio Grande do Sul e no Brasil? O que ainda pode ser feito? E o que um aluno que conhece a linguagem audiovisual tem de diferente em relação ao um "analfabeto audiovisual"? Defendemos que as diferenças mais importantes são duas; (1) a capacidade de expressão muito aumentada; (2) uma consciência maior de sua cidadania, num mundo regido por estratégias publicitárias, jornalísticas e mercadológicas que fazem uso intensivo da linguagem audiovisual.

Ministrante: Cineasta Carlos Gerbase
Possui graduação e doutorado em Comunicação Social pela PUCRS, além de pós-doutorado em Cinema pela Universidade Paris III - Sorbonne Nouvelle. Atualmente é professor titular da PUCRS, atuando no Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual (graduação), no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPG-COM / FAMECOS) e no Programa de Pós-Graduação em Escrita Criativa da Faculdade de Letras da PUCRS (FALE).É roteirista e diretor cinematográfico desde 1978, tendo realizado sete longa-metragens e dez curtas. É escritor, com quatro trabalhos de ficção (dois volumes de contos e dois romances), duas obras ensaísticas na área do cinema (tecnologias digitas e direção de atores) e uma obra didática destinada ao ensino médio

Palestra com o curador chefe da 10ª Bienal do Mercosul

A palestra abordará a plataforma curatorial empreendida para a realização da 10ª Bienal do Mercosul e sua contribuição  para continuar escrevendo a história da arte da América Latina, bem como o caráter museológico da exposição como forma de introduzir novos modelos de exposições de grande escala e o reposicionamento da Bienal do Mercosul em relação a sua vocação inicial de se constituir como um campo de visibilidade, legibilidade e recepção para a produção artística da região.


Ministrante: Gaudêncio Fidelis 
É curador e historiador de arte especializado em arte brasileira moderna e contemporânea e arte da América Latina. É Mestre em Arte pela New York University (NYU) e Doutor em História da Arte pela State University of New York (SUNY) com a tese The Reception and Legibility of Brazilian Contemporary Art in the United States (1995-2005). Foi fundador e primeiro diretor do Museu de Arte Contemporânea do RS em 1992. Publicou entre outros os livros Dilemas da Matéria: Procedimento, Permanência e Conservação em Arte Contemporânea (MAC-RS, 2002) e Uma História Concisa da Bienal do Mercosul (FBAVM, 2005).  Entre as instituições para qual realizou curadorias, cabe destacar a Fundação Iberê Camargo, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, Santander Cultural, Oi Futuro, Museu de Arte do Rio Grande do Sul e Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul quando foi curador-adjunto da V Bienal em 2005. É membro do Conselho Museológico Brasileiro do IBRAM-Instituto Brasileiro de Museus do Governo Federal, encarregado da definição de obras de arte brasileiras de interesse público. É membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA). Foi diretor do Museu de Arte do Rio Grande Sul (MARGS) de 2011 à 2014. É Curador-chefe da 10 Bienal do Mercosul.

Conversa Aberta: Processo de Criação e conexões: arte e fotografia

Ministrante: Nattan Carvalho
Natural do Rio Grande, na região sul do Rio Grande do Sul. Atua há 15 anos como fotógrafo, com especialidade em fotografia de autor, tem como foco o registro de casamentos e eventos. Iniciou sua carreira ainda na adolescência como assistente fotográfico do tio em um estúdio na sua cidade natal. Atua a mais de uma década no mercado de Porto Alegre. Entre as exposições que organizou estão “olhar de Nattan Carvalho para cuadrado” em 2014, “emoções no preto e no branco” em 2006, e “exposição coisas de Paris” em 2011. Teve suas fotos publicadas em revistas dos segmentos de casamento e arquiteturas, e em jornais.
Em 2007, lançou seu 1ª catálogo fotográfico de noivas e, em 2009 lançou seu 2º catálogo de noivas com uma exposição e vernissage no clube leopoldina juvenil. Lançou o catálogo de noivas 2013 durante a casar – feira de casamentos realizada em São Paulo, Paris, Nova Iorque, Londres, Uruguai e Argentina estão entre os cenários captados pelas suas lentes.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.