Trabalho premiado teve como objetivo auxiliar e capacitar profissionais da Educação a lidarem com situações de luto na infância
As acadêmicas do curso de Psicologia da Universidade Feevale, Caroline Michel e Mídia Schmit, foram premiadas por um trabalho apresentado no II Encontro de Serviços-Escola de Psicologia do Rio Grande do Sul, que teve como tema os desafios e legados da pandemia de Covid-19. As estudantes receberam destaque pelo trabalho intitulado Luto infantil no contexto de pandemia: uma intervenção psicoeducativa para profissionais da Educação.
Supervisionadas pela psicóloga, Thaís Blankenheim, do Centro Integrado de Psicologia (CIP) da Universidade, as estudantes realizaram o estudo a partir da realidade de perdas de familiares de crianças em decorrência da Covid-19. Com a necessidade de oferecer auxílio para os professores no enfrentamento da situação, elas realizaram uma intervenção em grupo, por meio do CIP, de forma on-line. A iniciativa teve como objetivo auxiliar e capacitar os profissionais da Educação a lidarem com situações de luto na infância.
Para a realização do projeto, foram feitos quatro encontros com a participação de Caroline, Mídia e de três professoras da rede municipal de ensino de Campo Bom. As acadêmicas criaram um grupo psicoeducativo que passou por momentos de escuta, para que as docentes pudessem falar sobre as suas experiências em relação ao luto, e, após isso, foram trabalhadas as informações sobre as fases do luto, o luto no contexto de pandemia e o luto na infância. Além disso, foram explicadas estratégias para lidar com as situações, bem como ferramentas e dispositivos que os profissionais podem utilizar durante as aulas.
A partir das discussões feitas durante os encontros, que contaram com participantes colaborativas e com interesse nos assuntos abordados, as acadêmicas realizaram uma pesquisa de satisfação, a fim de saber se o projeto tinha atingido o seu objetivo. Com o resultado satisfatório, as profissionais informaram que aprenderam a olhar as questões do luto por diferentes pontos e sentiram-se preparadas para lidar com as situações no dia a dia.
Participaram do II Encontro de Serviços-Escola de Psicologia do Rio Grande do Sul estudantes de graduação, estagiários dos serviços-escola, supervisores técnicos, docentes e demais profissionais envolvidos nas atividades dos Serviços-Escola de Psicologia do Estado. Dos quase 80 trabalhos inscritos e apresentados no evento por diversas Instituições de Ensino, para 14 foi concedida a premiação de destaque. Como prêmio, os trabalhos destaques serão publicados na revista do Serviço Integrado de Saúde e do curso de Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).