Um dos vencedores é o professor Fernando Spilki, da Universidade Feevale, que também será homenageado pela Fapergs no domingo
Foto: Igor Sperotto
O Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinpro/RS) entregará nesta sexta-feira, 15, Dia do Professor, o troféu Pena Libertária aos vencedores da 24ª edição do Prêmio Educação RS. O professor Fernando Spilki, pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Universidade Feevale, receberá o prêmio na categoria Profissional. A solenidade acontecerá às 19h, de forma híbrida. Os vencedores e convidados serão recepcionados na sede da entidade, em Porto Alegre, e o público em geral poderá acompanhar a cerimônia pelo canal do Sinpro/RS no YouTube.
Os agraciados de cada categoria (Profissional, Projeto e Instituição) foram escolhidos, em votação on-line, por mais de 20 mil professores associados ao Sindicato. Os indicados foram avaliados por uma comissão julgadora, que levou em conta critérios como o compromisso com a educação de qualidade durante a pandemia de coronavírus, o desenvolvimento da cidadania e o acesso ao conhecimento.
Spilki, que é doutor em Genética e Biologia Molecular, na área de Microbiologia, desenvolve um importante trabalho na Universidade Feevale, juntamente com outros pesquisadores que atuam no Laboratório de Microbiologia Molecular da Instituição. Referência internacional na área de Virologia, durante esse período de pandemia está à frente da Rede Corona-ômica.BR-MCTI e faz estudos relacionados ao enfrentamento da Covid-19.
Além dessa distinção, Spilki será homenageado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), vinculada à Secretaria Estadual de Inovação Ciência e Tecnologia (SICT). A cerimônia de premiação ocorrerá no domingo, 17, às 19h, no formato on-line, podendo ser acompanhada pelo canal da Fapergs no YouTube ou no Facebook.
Em alusão ao tema desta 11ª edição do Prêmio Pesquisador Gaúcho – A ciência a serviço da sociedade –, a Fapergs destaca a contribuição da ciência no combate à pandemia e o seu potencial em gerar inovação, riquezas e bem-estar, contribuindo para uma sociedade melhor. Spilki será homenageado por seu empenho no combate à pandemia e pelos serviços prestados à sociedade.
Sobre o Prêmio Educação RS
Criado pelo Sinpro/RS em 1998, o Prêmio Educação RS já agraciou 23 profissionais, 26 projetos e 23 instituições, além de ter conferido menções honrosas em ocasiões especiais. Em 2007, a professora da Feevale Juracy Assmann Saraiva, doutora em Teoria Literária, também foi vencedora na categoria profissional.
Na categoria Projeto, a Feevale teve vencedores em três ocasiões: em 2016, com o projeto O mundo em Novo Hamburgo: refugiados e migrantes, uma questão de direitos humanos; em 2010, com o projeto Ler é saber; e, em 2008, com o projeto Identidade e inclusão social: educar pela pesquisa.
Sobre o Prêmio Pesquisador Gaúcho
Promovido pela Fapergs, instituição de fomento à pesquisa científica do Estado, o Prêmio Pesquisador Gaúcho homenageou outros dois representantes da Universidade Feevale em edições anteriores. Em 2017, Cleiton Luís Boufleuher recebeu o prêmio como Jovem Inovador, uma das categorias com foco na inovação tecnológica.
Em 2011, a professora Juracy Assmann foi agraciada com o prêmio na categoria Pesquisador Destaque, área de Artes e Letras, por estudos linguísticos e literários e outras expressões artísticas. Naquela edição, o reitor da Feevale, Cleber Prodanov, então secretário da Ciência Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Estado, destacou que, além de reconhecer o trabalho realizado pelos cientistas, o Prêmio Pesquisador Gaúcho é uma forma de popularizar a ciência.