Projeto tem a colaboração de alunos e egressos dos cursos de Produção Audiovisual e Design de Animação da Feevale
A animação Verônica, primeira produção da Garus Produções, está sendo desenvolvida com a participação de profissionais formados e em formação pela Universidade Feevale. O projeto conta com o apoio da Lei Paulo Gustavo. A trama acompanha a jornada de uma psicóloga que, imersa em seus próprios pensamentos, precisa retornar à sua cidade natal em busca de reconciliação com o passado para curar o presente. Criada inicialmente como uma websérie pela roteirista, diretora e diretora de animação Bia Cremonini, acadêmica do curso de Design de Animação da Feevale, a obra ganhou novo formato, transformando-se em um curta-metragem com o apoio criativo de Lucka Lemos e Gabrielly Pires, egressos do curso de Produção Audiovisual da Feevale. Na obra, Gabrielly atua como diretora de produção e Lemos é responsável pelo desenho e mixagem de som.
A equipe de Verônica conta, também, com Gabriela Braga da Rosa, egressa do curso em Produção Audiovisual da Feevale e social media do projeto, e com os alunos do curso de Design de Animação da Universidade, José Pedro Dinebier Simão e Nate de Quadros Luz, que exercem as funções de designer de cenários e animador, respectivamente.
Com a aprovação no edital nº 165/2024 da Lei Complementar nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo), e o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) de Estância Velha, a produção foi iniciada neste ano. O projeto destaca uma narrativa sensível e autoral e se torna, também, uma oportunidade para o crescimento profissional de novos talentos no audiovisual. Gabrielly destaca que a intenção do projeto, além de contar uma boa história, é abrir portas para novos profissionais. "O apoio da Lei Paulo Gustavo possibilitou que esse sonho se tornasse realidade", afirma. A animação está em fase de produção, com previsão de conclusão em agosto de 2025. Após finalizada, a obra será exibida em festivais nacionais e internacionais.