Artistas de Novo Hamburgo participam do projeto social A arte da estampa | Universidade Feevale

Artistas de Novo Hamburgo participam do projeto social A arte da estampa

22/10/2019 - Atualizado 23/10/2019 13h51min

Atividades começam nesta terça-feira, 22, e se estendem até 1º de novembro

estampa

O Hub One de Criatividade e Inovação e o Câmpus II da Universidade Feevale sediarão a partir desta terça-feira, 22, até o dia 1º de novembro, um curso do projeto social A arte da estampa, que foi premiado e financiado pela Secretaria da Cultura de Novo Hamburgo. Durante as aulas, que serão realizadas à noite, 20 artistas locais, metade deles que não têm acesso ao ensino superior, aprenderão técnicas de estamparia para a criação originária, por meio de desenho manual.

Criado e realizado pela Kolmeia Hubprints, plataforma birô de estampas exclusivas incubada na unidade de Novo Hamburgo do Feevale Techpark, o projeto leva estampas de designers de superfície ao mercado da moda. A idealização é de Katiuscia Flores, graduada em Design pela Universidade Feevale, que possui vasta experiência na área de estamparia para moda.

Katiuscia irá ministrar as aulas ao lado de Rafael Jung, o Minhoca, da 5ª Galáxia, renomado artista de Novo Hamburgo que é graduado em Artes Visuais pela Feevale. Daiana Ruschel (Atelier 419) palestrará sobre moda e propósito. Aline Fenker (Nastra Shoes), Laura Prodanov (Somos Numa) e Paola Schmitt (professora da Feevale) são convidadas especiais e participarão de uma roda de conversa com os alunos do curso. Também haverá palestras sobre inspiração para criação e serão abordadas técnicas de desenho manual, aquarela, canetas posca e marcadoras. Numa segunda etapa, serão ensinados procedimentos em softwares profissionais para a criação de estampas.

arte

No curso ainda serão propostos dois desafios aos alunos. Duas estampas serão selecionadas para se tornarem produtos. Uma delas se transformará em tecido produzido pela A. Mascarello e este em calçados produzidos pela Diversão Calçados (Sugar Shoes), que serão doados em evento de Natal para as crianças da AMO Criança, entidade de Novo Hamburgo. A outra estampa será transformada em calçado pela marca Nastra Shoes, que irá lançá-lo para venda comercial, possibilitando que o artista já saia do curso qualificado e tenha uma criação sua no mercado.

A Kolmeia pretende unir design social, arte, técnicas de estamparia, moda e empresas do setor em um projeto, que expressa muito mais do que os olhos podem ver; expressa amor”, afirma Katiuscia Flores.

O projeto A arte da estampa conta com apoio da Universidade Feevale, Feevale Techpark, Atelier 419, Nastra Shoes, Somos Numa, Hug Kids, Comunikt, Studio10 e Rafael Santos Filmaker. O patrocínio é da Sugar Shoes, Diversão Calçados, Orlando Florida Tickets, Neorubber e Nossa Shoes. O projeto social está sendo financiado por Novo Hamburgo Funcultura.

Saiba mais:

Acompanhe a Kolmeia Hubprints no Instagram – @kolmeiahubprints – e fique por dentro do projeto A arte da estampa.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.