Raio-X portátil deverá ser entregue até o fim de outubro
A Fundação Hospitalar de Rolante (FHR) foi uma das instituições de saúde do Rio Grande do Sul mais fortemente atingidas pelas enchentes de maio deste ano. Várias frentes de trabalho buscaram recursos e doações, para reconstruir o hospital, entre as quais, uma iniciativa do Consulado-Geral da Alemanha para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A representação está conduzindo a doação de um aparelho de Raio-X portátil, no valor de R$ 266.000,00.
A solicitação de doação foi acompanhada e executada por um grupo, composto, além da equipe do Consulado-Geral, por integrantes da Fundação Hospitalar de Rolante (FHR), da Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Agropecuária de Rolante e Riozinho (Acisa) e pelo acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale, Douglas Márcio Kaiser. A equipe cumpriu uma série de etapas, como a elaboração de documentos, relatórios, orçamentos dos aparelhos, verificação de contrato.
“O aparelho está em processo de fabricação, e a expectativa é que seja entregue até o fim de outubro”, explica Kaiser que, nasceu na FHR e viveu durante muito tempo em Rolante. “Na Acisa, fui voluntário direto entre 2013/2015, mas mantemos atividades conjuntas sempre que possível. A relação com o Consulado se deve muito por conta também da atividade como voluntário na Oktoberfest de Igrejinha, e também pela minha linha de pesquisa do doutorado, que tem relação com a cultura alemã”, explica o acadêmico.