Beyond reúne universidades da Finlândia e da Dinamarca na Feevale | Universidade Feevale

Beyond reúne universidades da Finlândia e da Dinamarca na Feevale

23/10/2019 - Atualizado 24/10/2019 09h35min

Seminário Beyond


Teve início na manhã desta quarta-feira, dia 23, na Universidade Feevale, o Seminário Estratégico Internacional – Beyond: Alliance for Knowledge (BAK). O evento anual, que ocorrerá até amanhã, dia 24, conta com representantes da Häme University of Applied Sciences (Hamk), da Finlândia, e da VIA University College, da Dinamarca, parceiros estratégicos em cooperação internacional da Feevale que integram o BAK.

O tema central do encontro desta manhã foi Cooperação com Empresas em Ensino e Pesquisa, onde as universidades falaram como aproximam os estudantes das empresas parceiras e vice-versa. A diretora de Inovação, Daiana de Leonço Monzon, o coordenador do Feevale Techpark, Gustavo Piardi, o coordenador do curso de Administração, Marco Antônio Mabilia, e o professor André Conti apresentaram o Startup Plus University, desenvolvido durante o VII Fórum de Gestão e Inovação do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), que aconteceu na Feevale no início do mês de outubro.

O Startup Plus University contou com a participação de 44 estudantes, de 10 universidades gaúchas, com duração de em 24 horas. Os participantes foram encorajados a ter boas ideias, validá-las, construir o modelo de negócios, desenvolver um protótipo e realizar uma apresentação para uma banca avaliadora. O resultado do evento pode ser conferido aqui.

Os professores Conti e Mabilia acreditam que tanto os professores como os participantes aprendem. “Todas as partes aprendem coisas novas. Os estudantes precisam de atividades diferentes, como essa”, expôs Conti. Piardi explicou como funcionou a atividade, que contou com dez mentores para auxiliar os estudantes, e como eles se aproximam das empresas do Feevale Techpark, tanto da unidade de Campo Bom como a de Novo Hamburgo.

Daiana diz que é possível aplicar a atividade entre as três universidades para integrar os alunos das instituições de ensino, que poderão selecionar um desafio proposto pela aliança e, assim, criar um ecossistema de inovação. A diretora de Pesquisa da Unidade de Pesquisa em Bioeconomia da Hamk, Annukka Pakarinen, apresentou as atividades que aproximam os estudantes da universidade finlandesa das empresas. Da mesma forma, Theis Raaschou Andersen, diretor de Pesquisa do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para Construção, Energia, Água e Clima da VIA, mostrou as propostas da instituição da Dinamarca.

Seminário Beyond

Seminário Beyond

Seminário Beyond

Visitantes

Da Hamk, a Feevale recebe o vice-reitor Janne Salminen, a diretora de Pesquisa da Unidade de Pesquisa em Bioeconomia, Annukka Pakarinen, o diretor de Infraestrutura, Tuomas Salonen, e a diretora de Relações Internacionais, Kati Heikkinen. Da VIA, estão o reitor, Harald Mikkelsen, o diretor de Pesquisa do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para Construção, Energia, Água e Clima, Theis Raaschou Andersen, e a gerente de Projeto, Anna Kronborg Bell.

Convênio com Esteio

A partir das 19h, os visitantes participarão de um jantar elaborado pelo curso de Gastronomia da Feevale, no Espaço Cosmos, prédio Vermelho. O evento contará com uma apresentação do Coro de Câmara do Movimento Coral e da Oficina Geral do Movimento Teatral Feevale. Na ocasião, o reitor da Feevale, Cleber Prodanov e o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, assinarão um convênio, que tem como objetivo a execução do programa de intercâmbio Finland Education Experience.

No último dia, 24, ocorrerá o encerramento do evento, às 10h, na sala 1 da Reitoria, localizada no prédio Lilás, Câmpus II. No encontro serão apresentados os resultados do seminário, os planejamentos e a evolução da cooperação internacional.

Aliança entre instituições

A cooperação entre a Universidade Feevale e a Hamk foi estabelecida por meio de um convênio firmado em 2006 e, desde lá, tem desenvolvido uma produtiva parceria no ensino, na pesquisa e na extensão, com expressiva mobilidade discente e docente entre os dois países. O convênio com a instituição finlandesa e a VIA evoluiu para uma aliança estratégica. O novo convênio, firmado em 2016, deu início ao acordo trilateral Beyond: Alliance for Knowledge (BAK), que tem o objetivo de ampliar ações para educação internacional, integrando grupos de pesquisa e internacionalizando empresas vinculadas aos parques tecnológicos das universidades parceiras, dentre outras ações de cooperação.


Confira mais fotos:

Beyond: Alliance for Knowledge (BAK)

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.