Feevale promove oficinas sobre arqueologia a estudantes da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo, Estância Velha e Campo Bom | Universidade Feevale

Feevale promove oficinas sobre arqueologia a estudantes da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo, Estância Velha e Campo Bom

05/11/2021 - Atualizado 16h39min

Iniciativa faz parte do projeto Arqueologia Divertida, que recebeu fomento em um edital da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul

sitio arqueologico

Construir conhecimentos sobre as culturas pré-históricas do Rio Grande do Sul, a partir de fontes arqueológicas constituídas pela trajetória do arqueólogo gaúcho Pedro Mentz Ribeiro. Esse é o objetivo do projeto Arqueologia Divertida: seguindo pistas no Acervo Pedro Mentz Ribeiro realizado pela Universidade Feevale, que recebeu, em 2019, fomento pelo edital Concurso FAC Movimento, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado – Sedac/RS, por intermédio do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-cultura RS. A iniciativa visa proporcionar a prática em arqueologia através de oficinas lúdicas, nas quais os estudantes poderão compreender o trabalho de Ribeiro e a sua importância para a área.

O projeto será voltado aos estudantes das redes municipais de ensino dos municípios de Novo Hamburgo, Estância Velha e Campo Bom. A iniciativa contempla duas etapas: na primeira, acontece o planejamento e a produção dos bens culturais previstos no plano, e a formação de professores destas redes, além de abranger a formação da equipe de acadêmicos que atuará diretamente na proposta educativa das atividades; e na segunda etapa, acontecem as oficinas de arqueologia com os alunos das redes. As oficinas serão oferecidas, de forma on-line, para estudantes do 5º e 6º ano, gratuitamente. O objetivo da ação é atingir cerca de 72 turmas, abrangendo, aproximadamente, 2 mil alunos.

Foram previstos, no projeto, três bens culturais. São eles: uma cartilha educativa, um sítio arqueológico e kits de arqueologia. A cartilha, intitulada Arqueologia divertida: seguindo pistas no Acervo Pedro Mentz Ribeiro, foi desenvolvida a partir de fontes documentais arqueológicas disponíveis no acervo bibliográfico – com mais de 30 mil itens – de um dos maiores arqueólogos e pesquisadores brasileiros, Pedro Mentz Ribeiro. O material, composto por livros, periódicos científicos, anais de congressos, dissertações e teses, entre outros, foi doado, em 2010, à Universidade Feevale pelos familiares de Ribeiro, que faleceu em 2006 e compõem o Acervo Pedro Mentz Ribeiro.

O sítio arqueológico é um espaço museográfico sobre a cultura pré-histórica do Rio Grande do Sul. Ele está localizado junto ao Acervo Pedro Mentz Ribeiro, no primeiro andar da Biblioteca Paulo Sérgio Gusmão, no Câmpus II da Universidade (ERS-239, 2755, Vila Nova, Novo Hamburgo). Os kits de arqueologia contêm réplicas de achados arqueológicos. O projeto contou com a assessoria da empresa Smart Pace, que realizou a curadoria do sítio arqueológico contendo uma estratigrafia arqueológica adequada e a confecção de kits com réplicas de peças arqueológicas.

profe

O projeto é coordenado por Roswithia Weber (foto), professora do curso de História da Universidade Feevale. Há, também, a participação de Daniel Conte, professor do Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais, e de Carolina Silveira Barlem Gemelli, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, além de estudantes dos cursos de licenciatura da Instituição, que atuam como voluntários na ação.

Será uma oportunidade de contribuir para a qualificação de professores no âmbito da arqueologia e pré-história do Rio Grande do Sul, a partir da formação realizada com os docentes das turmas envolvidas e fornecida, também, aos acadêmicos dos cursos de licenciatura que atuarão nas atividades”, explica Roswithia.

“Além disso, os bens culturais ficam para o espaço do Acervo e serão utilizados, posteriormente, para ações de educação patrimonial”, ressalta a docente.

Nesta segunda-feira, 8, se iniciarão as oficinas nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo. Ainda no mês de novembro, os alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino de Campo Bom participarão das atividades e, em dezembro, será a vez dos estudantes da Rede Municipal de Ensino de Estância Velha. As oficinas serão ministradas pelos acadêmicos voluntários da Universidade. As escolas também receberão as cartilhas impressas e os kits de arqueologia. O sítio arqueológico permanecerá no Acervo.

Sobre o Acervo Pedro Mentz Ribeiro

A Universidade Feevale abriga o Acervo Pedro Mentz Ribeiro, composto pelo acervo pessoal do iminente arqueólogo gaúcho, já falecido, doado por sua família em 2010. De destacada importância patrimonial, o Acervo está constituído por cerca de 30 mil itens, dentre documentos, produções manuscritas, projetos, diários de campo, imagens de trabalho de campo e peças de cultura material. Ao salvaguardar esse Patrimônio Arqueológico, a Universidade assumiu, também, a responsabilidade de atuar em sua preservação e difusão e, nesse sentido, a Instituição já vem construindo ações de inserção do Acervo em redes científico-acadêmicas.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.