Associação, com sede na Universidade Feevale e presidida pela professora Daniela Müller de Quevedo, tem o objetivo de promover a pesquisa e a conscientização sobre questões ambientais
A Universidade Feevale é sede da recém-fundada Sociedade Brasileira das Ciências Ambientais (SBCiAmb), uma associação sem fins lucrativos que tem o intuito de, através da ciência e da colaboração, promover a pesquisa e a conscientização sobre questões ambientais, causando um impacto duradouro no Brasil. A SBCiAmb será presidida, em seu primeiro mandato, pela coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental da Feevale, Daniela Müller de Quevedo (foto) - confira a nominata completa da diretoria mais abaixo.
Entre os objetivos da SBCiAmb, estão: promover redes colaborativas de ideias, saberes, informações e conhecimento técnico-científico; reconhecer a importância dos conhecimentos dos povos originários e das comunidades tradicionais; cooperar com associações e instituições nacionais e internacionais; colaborar com entidades brasileiras na elaboração de normas técnicas e contribuir na formulação e implementação de políticas públicas; fornecer estratégias para melhoria do ensino, pesquisa, inovação e extensão, em todos os níveis de formação; apoiar e realizar congressos, encontros acadêmicos, simpósios, cursos, palestras, seminários e conferências; e divulgar o conhecimento científico para Estado, mercado e sociedade civil.
Conforme a professora Daniela Müller de Quevedo, a criação da Sociedade Brasileira das Ciências Ambientais (SBCiAmb) é um marco importante e resultado do esforço coletivo de muitos indivíduos dedicados à área de Ciências Ambientais. “Nossa missão é clara: promover a pesquisa, a educação e a conscientização sobre questões ambientais, incentivando práticas sustentáveis e soluções inovadoras”, explica.
Nossa visão é de um Brasil onde o desenvolvimento e a preservação ambiental caminham lado a lado, em consonância com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas), garantindo um futuro melhor para todos”, completa Daniela.
O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Feevale, Fernando Spilki, salienta que o PPG em Qualidade Ambiental da Instituição apoiou, desde o primeiro momento, a criação da área de Ciências Ambientais pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Na época, vimos a ideia com muito otimismo, e o nosso Qualidade Ambiental migrou para essa área. Agora, a criação da SBCiAmb e o fato de uma professora da Feevale ser a sua primeira presidente e a Instituição ser a sua primeira sede é a coroação e um estímulo para o trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo de 20 anos de existência do PPG em Qualidade Ambiental e da própria pós-graduação na Universidade”, avalia.
Estamos muito felizes por, agora, termos uma sociedade que pode reunir todo o corpo de conhecimento multidisciplinar das ciências ambientais, produzidos em diversos programas que existem no País”, complementa Spilki.
Saiba mais
A Sociedade Brasileira das Ciências Ambientais (SBCiAmb) está sediada na sala 200E do prédio Lilás, localizado no Câmpus II da Universidade Feevale (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo, RS). Contatos podem ser feitos pelo email sbciamb.2025@gmail.com.
Diretoria da gestão 2025-2027:
- Presidente: Daniela Müller de Quevedo (Universidade Feevale)
- Vice-presidente: Julia Cohen (Universidade Federal do Pará - UFPA)
- Secretário: Maikon Glasenapp (Fundação Universidade Regional de Blumenau - Furb)
- Tesoureira: Neli Machado (Universidade do Vale do Taquari - Univates)
- Coordenador de Comissões Temáticas: Lincoln Alves (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Inpe)
- Conselho fiscal: Fausto Miziara (Universidade Federal de Goiás - UFG), Viviane Amaral (Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN) e Vânia Massabni (Universidade de São Paulo - USP)
- Data de fundação: 11/04/2025