Objetivo da Universidade Feevale é aproximar acadêmicos de demandas reais da comunidade
No primeiro semestre deste ano, acadêmicos da disciplina de Projeto Integrado Vivenciado, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Feevale, precisaram desenvolver projetos que atendessem a necessidades de entidades comunitárias. Para a turma do segundo semestre, o desafio foi dar sequência às ideias criadas anteriormente, mas com foco na execução dos projetos. O objetivo do componente curricular é aproximar acadêmicos de demandas reais da comunidade de Novo Hamburgo.
Uma das entidades para a qual as turmas desenvolveram propostas de intervenção foi a Associação de Moradores do Kephas II. Inicialmente, os alunos criaram o projeto de uma nova área de lazer para o espaço, mas a nova turma readequou o trabalho às necessidades mais recentes da associação. Com isso, refizeram o projeto da fachada, adaptaram a área de lazer e transformaram um dos ambientes internos em um espaço de eventos para aluguel.
“Como a ideia da disciplina, neste semestre, é que os alunos construam algo, eles decidiram que fariam a pintura da fachada, junto aos membros da associação”, explica o professor Tiago Balem, que ministra as aulas. Com isso, nas últimas semanas, os estudantes Giovana Parizotto, Greici Zimmer, Juliana Wismann, Matheus Schmidt, Milena Mapelli e Tauane Lopes estiveram na associação e pintaram a fachada do prédio de acordo com o projeto que propuseram.