Acadêmicos realizam aulas práticas em agroindústrias familiares da região
Visita à agroindústria familiar Embutidos Engelmann, em Sapiranga
Acadêmicos do curso de Nutrição da Universidade Feevale estão tendo a experiência de conhecer a origem dos alimentos e seus processos de produção desde o campo até chegar à mesa do consumidor. Por meio da disciplina Práticas sustentáveis em nutrição, os oito estudantes realizam visitas técnicas a agroindústrias familiares da região. A partir dessas visitas, conhecem as práticas nos sistemas alimentares sustentáveis e podem, assim, pensar em ações diretas para conservar, proteger e melhorar os recursos naturais.
A professora Simone Weschenfelder, responsável pela disciplina, explica que os conteúdos são totalmente práticos, incentivando o estudante a avaliar a sustentabilidade nos processos produtivos dos alimentos. Entre os conteúdos abordados, estão a sustentabilidade e a sucessão na agricultura familiar; a biodiversidade; os cardápios sustentáveis; a produção de resíduos em locais que processam alimentos; e o impacto ambiental.
A alimentação só pode ser considerada saudável se for também sustentável, devendo ultrapassar a perspectiva nutricional”, explica Simone.
Por isso, é fundamental que, ao longo da graduação, o acadêmico tenha contato com locais de produção de alimentos. “E é na agricultura/agroindústria familiar onde encontramos os melhores exemplos de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente”, afirma.
Entre os locais já conhecidos, estão a agroindústria de panificados Casa do Tempo, de Ivoti, e a agroindústria Familiar Embutidos Engelmann, de Sapiranga. Também são realizadas visitas a cooperativas de reciclagem de resíduos, como a Cooperativa de Trabalho e Renda Univale, de Novo Hamburgo, e o Grupo Interno de Gerenciamento Ambiental (Giga), da Feevale. Já estão programadas visitas/práticas a propriedades rurais de Novo Hamburgo e Estância Velha, sendo esta última, realizada em parceria com a Emater do município.
Exemplos de produção sustentável
Um dos exemplos de sustentabilidade em empresas familiares é a agroindústria familiar Embutidos Engelmann, fundada há 30 anos por Waldemir Engelmann, que aprendeu com seus pais e avós a produzir itens como linguiça, morcilha, torresmo e banha, além de fazer cortes de carne de porco. Hoje, a empresa é conduzida por seu filho, Fernando Engelmann, e sua esposa, Angélica, que é estudante de Ciências Econômicas na Feevale e trabalha na administração da empresa.
O que por muito tempo foi apenas uma prática para garantir o sustento da família, hoje é uma agroindústria consolidada.
Somos registrados há 13 anos em nosso município e, também, no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf). Além disso, realizamos e mantemos atualizado o curso de Boas Práticas de Fabricação (BPF)”, explica Angélica.
A agroindústria instalou, ainda, há sete anos, um conjunto de placas solares, como fonte geradora de energia para a produção. Hoje, comercializa mais de 20 produtos, entre embutidos, defumados e cortes de carne, em feiras em Sapiranga e em outros municípios.
Saiba mais
Tanto a agroindústria de panificados Casa do Tempo quanto a agroindústria familiar Embutidos Engelmann participam da Feira da Agricultura Familiar, que acontece todas as quartas-feiras, das 14h às 18h, na Rua Coberta do Câmpus II da Feevale, em Novo Hamburgo. Os feirantes são atendidos pelo projeto social da Universidade A valorização dos sabores e fazeres locais: artesanato e produção de alimentos.