Iniciativa partiu de voluntários da comunidade e foi adotada pelo Programa de Pós-Graduação em Indústria Criativa e cursos de informática da Universidade
A Universidade Feevale desenvolve, por meio do Programa de Pós-Graduação em Indústria Criativa e dos cursos de Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação, uma plataforma de gestão humanitária para momentos de crise. O Painel Solidário conectará abrigos e doadores e será uma plataforma de acesso livre para a comunidade, podendo ser instalada em qualquer servidor para a utilização. A iniciativa é desenvolvida com a ajuda de estudantes, egressos e professores da Feevale e voluntários de diversas localidades e áreas de conhecimento.
A professora da Feevale, Marta Rosecler Bez, explica que o software é elaborado por meio da mapeação de processos e análises dos acontecimentos, para, a partir disso, criar módulos de desenvolvimento envolvendo centros de distribuição, centros de resgate, abrigos, doadores, logística, segurança, poder público, localização de desaparecidos, entre outros. “O sistema será comunitário. A ideia é um software livre, que possa ser usado e melhorado por qualquer pessoa interessada em ajudar. Nosso objetivo é deixar uma plataforma pronta para que, em caso de uma próxima crise, esteja tudo completo para que o governo e as pessoas possam usar desde o início”, destaca.
Interessados em contribuir para o desenvolvimento podem se inscrever pelo formulário https://forms.office.com/r/BzjLpmGWrM ou entrar em contato pelo email martabez@feevale.br. A plataforma precisa de voluntários da área de infraestrutura, banco de dados, desenvolvedores front e back, testes e comunidade que atua na linha frente, para mapeação de necessidades.